.

.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Jardim/Quintal e Cidade Ametista

                                                                   "Bendito Seja...
                                                                     O Sorriso Nosso de Cada Dia".                                     
                                        
Olá Jardinistas e a turma da Resistência dos Blogs; Como vocês estão? Sob a estante deste mês temos: Em Busca de Sentido de Viktor Frankl, O Desaparecimento do Universo/Gary Renard, Consciência Quântica de Amir Goswani, Seth Speaks The Eternal Validity of the Soul,  A Grande Feira de Luciano Trigo, Eckhart Tolle/ O Poder do Agora. Seja curioso(a), não acredite em tudo; e não se esqueça de citar as fontes.

E, para aqueles que estão chegando pela primeira vez, na nossa última postagem do ano a ideia é a abordagem de algum tema/reflexivo, com imagens do nosso jardim.

Essa semana lembrei da frase que visualizei em algum lugar e que dizia: "Aqui não nos chamamos por títulos." Em um mundo onde a preferência é ser notado, a gente percebe isso pela quantidade de "selfies", deve ser bem difícil e doloroso deixar os títulos para outros momentos.

São tantos títulos, como professores, poetas, advogados, aposentados, pais, tios, juízes, escritores, e a lista é grande; mas será que todo o tempo precisamos usar desses títulos para iniciar uma simples conversa? As vezes perdemos tanto tempo elaborando uma imagem  de nós que podemos ficar presos em gaiolas de pensamentos invisíveis de julgamentos que fazemos dos outros e até mesmo de nós.

O bom seria viver esses personagens sem realmente estar aprisionado, pois quando soltamos essa necessidade de reconhecimento temos liberdade energética total; imagine o esforço para monitorar essas impressões? Quando se larga isso... damos espaço para outras reservas mentais que nem sabíamos existirem, como autenticidade espontânea; existe uma inteligência natural que vem de nós e que responde honestamente aos momentos.

A pergunta que quero deixar para mim e para vocês... Quem realmente somos quando ninguém está olhando? Uma outra maneira mais lúdica de fazer essa pergunta seria: Quem é você na fila do pão? k. A questão aqui não é nos tornarmos passivos, nem podemos nesta atual conjuntura desse mundo, mas sim como nos tornarmos confortáveis intelectualmente sem precisar provar nada.

 Retornando à imagem, plantamos essas Tradescantias em janeiro, mas para ficarem belas  precisam de manutenção...dá para perceber que um dos vasos já está secando, e isso é próprio desse gênero; prefiro plantas que exigem menos manutenção. 

No finalzinho do mês fomos nesta cidade com o nome de Ametista. Foram umas 6 horas de viagem, e o que mais me chamou a atenção foi essa Catedral/Igreja; Pasmem! Essas partes azuis ou roxa da imagem são a pedra preciosa Ametista que dá origem ao nome da cidade.

40 toneladas de Ametista revestem essas paredes. Alguém aí sabe quantas toneladas de ouro saíram do Brasil na era colonial? k

                 Pia Batismal da Catedral e um pilar; peças de cair o queixo de tão magistrais..

Ametistas em estado bruto, pedras de 1 kg a 5 kg, o simples revestimento da Catedral, k.

Infelizmente as imagens não ficaram nítidas; mas dá para vocês terem uma noção do que são essas paredes. Ametista é uma cidade de garimpo e as pessoas que a visitam  tem foco em  Ametistas e Cristais.

                                                      Jardim da Catedral da cidade de Ametista.

E retomando novamente ao nosso jardim o destaque fica por conta dessa flor de Suculenta; por isso essas plantinhas caíram no gosto da população: são inúmeras espécies para cultivar e ainda dão flores.

As imagens postadas por aqui sempre vem no intuito do faça você mesmo e aumento de repertório de ideias.

                                  Neste vaso estão várias espécies de Suculentas juntas.

      Não existe imagem perfeita; o bom é fazermos o que é certo para cada momento.

Como é a nossa ultima postagem do ano, quero agradecer o tempo que passamos juntos, eu aqui e vocês do lado de lá, com seus respectivos blogues; que possamos continuar fazendo parte dessa resistência dos blogues fortalecendo nossos laços. Até Breve!

                                                                 "Que eu possa trabalhar, para nunca me aprisionar;
                                                                    Em uma caixa de julgamentos e expectativas".


Paz e Bem a todos nós!
ACasaMadeiraJardinagem.

sábado, 1 de novembro de 2025

Jardim /Expectativas

                                                                     "Mudança de perspectiva;
                                                                       Nos coloca no controle"

Olá Amantes da Natureza! A premissa deste blog é sobre o faça você mesmo, uma pequena reflexão de alguma temática com imagens do nosso jardim. Sob a estante deste mês temos:  Como se tornar sobrenatural/Joe Dispenza,  Em Busca de Sentido de Viktor Frankl, O Desaparecimento do Universo/Gary Renard, Despertar de Sam Harris. Leve deste blog o que faça sentido para você.

O Destaque deste mês aqui pelo jardim são os vários tons de verde que a primavera nos traz.

Trago como diálogo para nós, sobre as "Expectativas", mas antes queria informar para aqueles que não conhecem a dinâmica da casa que não discorremos sobre máscaras de felicidade falsa, otimismo tolo, pensamento positivo forçado e o pior passar a falsa impressão ou fingir  que os problemas da vida não existem. 

Onde existir pessoas haverá desafios e se você pensa que se mudar para o mato é a solução reveja  essa ideia pois acreditar é diferente de saber; outros desafios virão; Se não for com pessoas, saúde pode ser até com a própria Natureza.

Não dá para esperar que as circunstâncias da vida se aliem ou que o mundo mude para melhor; estou a ajustar as minhas expectativas. Confesso para vocês que mediante os últimos acontecimentos do Brasil ficamos paralisados o pensamento divaga, confunde, mas já que temos que conviver com todas as coisas que possamos trabalhar a nossa Paz.

 As formigas estão dando uma trégua para a trepadeira, falsa vinha, k; o limoeiro com seus últimos limões da temporada, interessante que as formigas não estragam o pé nem sobem.

Madeira Costaneira e Mourões são as madeiras mais usadas; muitas casas são feitas de costaneira nesta região.

Quando observamos tiramos ideias ou ficamos curiosos; sobre a curiosidade a vida é um caminho que se aprende vivendo, mas também estudando.

Escutei algumas vezes que não daria para morar nesta casa pois foi considerada simples demais, e já se passaram 14 anos, o simples é relativo apesar de alguns segmentos se apropriarem desse formato para obter lucro.

A força verdadeira é saber priorizar pois a semana pode ser um ciclo interminável de culpar aos outros; As vezes precisamos nos perguntar: Qual o limite que eu não estabeleci, ou qual expectativa irreal eu criei. 

O bom é que o cérebro reaprende a reagir, o cérebro é treinável uma mente educada é uma ponte entre emoção e consciência, isso é neurociência.

                                                    As fofinhas!  Suculentas.

                                    Sedum Clavatum.,, Suculenta pequena e delicada.

 Suculentas recém plantadas não tem uma aparência robusta mas aos poucos vão ganhando forma. 

                               Escolher os hábitos é escolher viver de outro jeito. 

                   A força verdadeira para nós seres humanos também é saber se recompor.



                                                                            "Transforme o medo em movimento,
                                                                               O caos em clareza, o equilíbrio é escolha
                                                                               É cuidado diário".

Paz e Bem.
AcasaMadeirajardinagem.
Boa entrada de mês de novembro!

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O Que eu Repito eu Aprendo...

                                                            "O Centro de nossas vidas;
                                                               É o tanto de Amor que conseguimos construir".
                                                                  

Olá como vocês estão? Além do nosso Jardim que alguns acompanham todos os meses também sugerimos algumas bibliografias que este mês são: Manual A Escola dos Deuses, Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo de Joe Dispenza, O Desaparecimento do Universo de Gary Renard não são livros fofinhos mas  expandem os nossos pontos de vistas. Leve deste blog o que faça sentido para você e não se esqueça de citar as fontes.

                                  Destaque são as flores Brancas - Azaléia Branca.

Usar a Natureza como uma forma de aterramento e suporte emocional é algo que pode ajudar, não sei vocês do lado de lá mas é cada coisa que aparece em minha timeline notícias nada agradáveis me parece em que a Distorção está se tornando regra e pensar no futuro pode se tornar um problema e talvez até um excesso de Medo pode querer se instalar.

Eckart Tolle em seu livro o Poder do Agora, nos coloca que devemos focar no momento presente acho interessante; pois todos nós temos os nossos ideais de vida mas o sofrimento em que colocamos a nossa mente neste bombardeio de notícias é opcional. E voltando a imagem os  Jasmim dos Poetas é uma boa opção para cercas.

O excesso de Medo paralisa, então... precisamos buscar maneiras e envolvimentos em que o dia a dia possa ficar mais leve não tem jeito.  Buganvillea parece seca mas está em dormência.

                        Suculenta Escheveria Mandala Citrus mais conhecida como Momoca.

O Mergulho interior é um processo,  que nos ajuda a não ficar tão refém dessa disseminação de tanta notícia. Uma mente cheia gerada por notícias ruíns pode nos adoecer. O celular é algo maravilhoso mas temos que estar atentos a saúde mental e até mesmo física.

 Vocês sabem que eu misturo tudo, imagens o meu olhar pelo jardim no intuíto de que alguma ideia possa servir de inspiração com alguma resumida e pequena reflexão. Kalanchoe Vivian com suas pontas vermelhas tem se destacado bastante aqui pelo jardim.  
                   
                 O terreno é pequeno mas é bem aproveitado/Refugio das Samambaias.

Plantei essas Roseiras em Vaso mas confesso para vocês que nunca vi Rosas abundantes em vasos.

             Alguém aí já ouviu falar das Rosas David Austin?  aguardemos...

Eu sempre gosto de dizer que temos que insistir nas pequenas e grandes belezas; em várias demonstrações de que como a vida pode ser mais bonita, você não acha?

 A Jardinagem é uma forma de proporcionar algum tipo de manutenção para o nosso próprio equilíbrio; As Plantas nos convidam a observação.

                              Que a repetição sempre possa  servir de aprendizado.

Como já disse uma vez... os momentos podem ser caóticos mas o mundo não vai parar ou pausar, o que nos entristece pode continuar do mesmo jeito; que  possamos ser ativos e nos conduzir com parcerias amorosas, afetivas nem que seja um único vaso de flor.

                                                                 "Apesar do Medo...
                                                                   A vontade de ser Feliz, tem que ser ainda maior,
                                                                   E isso serve para todas as coisas".

PAZ E BEM.
Que tenhamos todos, um bom mês de Outubro.
ACasaMadeiraJardinagem.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Jardins Suculentos em Miniatura

                                                          "Procure os pequenos milagres nas coisas...
                                                            E continue andando".

Oi! Tudo bem por aí? Além do nosso Jardim que alguns acompanham todos os meses  também sugerimos algumas bibliografias que neste mês são: Seth Speaks The Eternal Validity fo the Soul,  Consciência Quântica De Amit Goswani, O Desaparecimento do Universo de Gary R, O Novo Mundo de Eckart Tolle,  O Homem e seus Símbolos de C. Jung, os livros aqui postados não são livros fofinhos ou de fácil compreensão são perspectivas para outros vieses. Leve deste espaço o que faça sentido para você e não se esqueça de citar as fontes.


Obs: As imagens aqui postadas do Quintal/Jardim são imagens atuais que continuarão em todo o mês de setembro.

        Por aqui a maioria é cultivada em vasos pequeninos; e ficam muito tempo sem rega.
         
                                      Suculentas são pequenos jardins em miniatura.

                           Fantome a mais conhecida das suculentas pelo mundo a fora.
O tempo que gasto com qualquer tipo de planta é um investimento emocional e nada financeiro.

 Mudas adquiridas bem pequeninas para crescerem nas xícaras; geralmente passam de um ano nestes recipientes pequenos.  

                        Echeveria Crispate Beauty está nesta xícara a 3 anos.

A beleza nada mais é... do que a diversidade do diferente para a Natureza e para nós seres humanos.                 

      O segredo de cultivá-las ao tempo são os recipientes pequenos e o substrato drenante.

                                                          Crassula Springtime.

Obs: Dependendo do gênero a claridade de uma janela para algumas espécies é o suficiente.

Cremmneria Chubbs; Neste estilo de cultivo prefiro utensílios pequenos para melhor controle de rega.

              Solo úmido por vários dias, é o que faz estas espécies despetalar/melar/murchar.

             Kalanchoe Vivian, planta de porte grande, mas aceita pequenos recipientes.

                                   Mini Kalanchoe uma espécie bem pequenina.
 
     A diferença dos passos são os itens emocionais que juntamos e escolhemos levar pelo caminho.


                                                                        "Não Existe ideal de busca fácil;
                                                                          PAZ E BEM é um caminho,
                                                                          Que a maioria das vezes se percorre sozinho".


Boa entrada do Mês, Setembro.
ACasaMadeiraJardinagem.