.

.

domingo, 6 de outubro de 2013

O Começo

Quem nunca sonhou em ter uma casinha de campo para chamar de sua, para momentos agradáveis cuidando de si mesmo ou dos nossos afetos. Há muito que tínhamos este sonho. Mas a busca de uma casa idealizada com algum tipo de madeira considerada nobre, dificultava muito a aquisição. Quem conhece um pouco de madeira sabe que os preços não são nada convidativos.


O Terreno
Sem nenhuma estrutura com o mato bem alto, passou então por um processo de limpeza estrutura básica como água e luz. Depois de um ano começamos a executar a história deste pequeno pedaço de terra que veio a ser então o nosso sítio o que chamo muita das vezes de ninho pelo seu tamanho.
Um pedaço de tranquilidade para todos que chegam por aqui.

  



A felicidade e a paz se vestem de muitas maneiras mas só percebemos quando estamos atentos a isso. Hoje vive-se muito em função de regras e etiquetas como pudéssemos ser felizes apenas de utilidades e funções que a cultura de massa considera importante. Me parece que há muita futilidade nas relações. Arrastam-se então multidões para o que chamo de: Ser e Ter.
Com isso quero dizer que existem outras experiências duradouras simples e felizes que podem fazer a diferença em nossas escolhas sem muitos devaneios emocionais.
"O importante é o que se espera da vida para si mesmo".

A casa
Há casas de madeira de vários tamanhos e preços. Bom... cada realização varia conforme o seu bolso e o que se quer de gastos para o momento, o importante é a execução da idéia seja ela grandiosa ou não.
Optamos então por viver o momento sem muita espera. Uma casinha simples colocada bem no fundo do terreno foi a solução.


Sua descrição: Feita de eucalipto e pinus.

Com 2 salas pequenas, 1 quarto, cozinha e banheiro, uma pequena área na frente, outra pequena área nos fundos.











A tinta usada chama-se: Stain da Osmocolor, cor: Natural Uv Gold.
Para a área da frente e dos fundos o assoalho usamos: Sparlack Cetol Deck.
Mas antes a casa foi toda impermeabilizada com um cupinicida: Tedox.

O casarão que sonhávamos deu lugar a essa casinha. O prazer e a realização desta aquisição fez com que seu tamanho e sua madeira simples não fizesse a mínima diferença no nosso bem estar. O que se adquiriu desta experiência: É que na simplicidade também pode haver realização e sofisticação.
O que mais importa são as realizações que podemos fazer.

E como disse um filósofo: "Não espere por uma crise qualquer para descobrir o que é mais importante em sua vida".
Um feliz começo ou recomeço é o que deseja a casa madeira á todos que por aqui nos visitam.


29 comentários:

  1. Parabéns! Belas imagens, boas dicas e além de tudo uma boa receita para encontrar a felicidade, ao invés de ficar esperando que ela nos encontre.

    ResponderExcluir
  2. tentei construir uma mais desisti porque achei que ia dar muito trabalho e é difícil contar com mão de obra boa - mais parabens que ficou bonito

    ResponderExcluir
  3. já pensei em fazer uma, mas fiquei preocupada com uso de madeira, estou esperando para cosntrui de alvenaria só que pelo jeito vou demorar muito

    ResponderExcluir

  4. Olá gostária de agradecer os comentários e os imails recebidos.
    Realmente sendo uma casa simples ou não a escolha do profissional é importante mas essas casinhas simples elas não tem muito mistério para serem construídas tem até empresas que vendem o kit pronto entendendo um pouco de madeira e montagem da até para se arriscar. Há muitos prós e contras sobre alvenaria e madeira mas hoje em dia aquela manutenção que tinhamos que fazer em uma casa de madeira, mudou muito pq já existem muitas novidades de impermeabilizantes e afins no mercado.
    Hoje acreditamos que uma casa de alvenaria com certeza a manutenção é mais demorada para se fazer mas quando ela não é bem executada tbm há seus problemas.
    Abraços á todos mais imformações é só nos mandar.
    Lembrando que a próxima postagem sairá em novembro.

    ResponderExcluir
  5. construi um chalezinho pequenino só para mim. de madeira é claro; estou fazendo tudo aos poucos, e de um desespero no inicio passei a saborear o progresso que venho fazendo

    ResponderExcluir
  6. Concordamos; dá um desespero mesmo; tem maneiras de mexer com a madeira ou detalhes que as vezes não gostamos do resultado, mas no final só a gente percebe os erros. No final da tudo certo. No momento estamos fechando a varanda de trás da casa e refazendo a escada da frente.
    Quando o chalézinho estiver pronto se quiser manda uma foto para a gente postar ok?
    Abçs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite!
    Venho retribuir sua doce visita ao Meu Doce Lar e dizer que será sempre bem vinda(o), viu!
    Puxa, uma casa de madeira... vejo como o ápice do conforto e gostaria mto, claro, de poder ter uma tbm!
    A casa é linda! Parabéns pelo projeto!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
  8. Oi, bom dia,

    Vim agradecer a visita lá no blog e conhecer esse cantinho. Adorei a casa de madeira!!! Não importa o tamanho que ela tenha, o que importa é que seja aconchegante, com uma boa energia e que seja cheia de amor. A beleza das coisas estão nos pequenos detalhes da vida. Parabéns pela casa e já estou ansiosa para conhece-la por dentro.
    Bjs no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  9. Olá! meninas obrigado(a) pela visita.
    Há muito que fazer ainda: fechamento de área, jardins, iluminação etc...
    Mas aos poucos a gente vai andando.
    Mas com certeza esse tbm é um dos projetos Marcia; mostrar como a casa ficou por dentro.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu adorei a casinha de madeira, espero vc colocar o quadro de seguidores para eu te seguir, adorarei ver por dentro da casa, deve ser linda...bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosamaria! obrigado(a) pela visita.
    Neste blog a gente preferiu não colocar lista de seguidores mas segue a gente por imail ok?
    Estamos trabalhando ainda a parte externa da casa, mas com certeza a nossa intenção tbm é mostra-lá por dentro.
    Abraços.


    ResponderExcluir
  12. A minha está no papel por enquanto mas no próximo ano pretendo começar a construir, pequena mas meu refúgio

    ResponderExcluir
  13. Temos uma pequena casinha de pedras rústicas mas pretendemos construir uma cabaninha de madeira e vender a atual porque é mais charmosa. A sua está bem bonitinha.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal! Num país que há ainda pessoas que comem sopa de pedra, agradecemos por poder fazer certas realizações por isso compartilhamos.

    Para essa casa que está no papel:uma hora ela sai não desanime, dá trabalho mas é assim mesmo.

    Bom...uma casinha de madeira seja ela simples ou não tem seu charme sim.
    Mas uma pequena casinha de pedras rústicas tbm deve ser uma graça. Nós iriamos querer ficar com as duas.
    Abraços á todos.

    ResponderExcluir
  15. Qual o melhor para proteger a madeira exposta ao sol e chuva? Cetol deck ou stain dá conta do recado?

    ResponderExcluir

  16. Olá!
    Para proteger a madeira exposta as intempéries achamos que o cetol deck atua um pouco melhor na madeira. Depois que pintamos a casa, as partes onde aplicamos cetol firmou melhor. Informamos tbm que o cetol e o stain são acabamentos diferentes. Cetol: acabamento mais rústico por isso indicado para decks. Já o stain existem várias tonalidades e até com cor; maiores informações entrar no site da osmocolor. Só não optamos por usar cor, porque essas cores maciças desbotam muito rápido a menos que pinte mais camadas. Mas esses stains de tonalidades de madeira ficam muito bonito e protege bastante só tem que prestar atenção nas instruções do fabricante. Passamos o stain na casa com duas demaõs observamos que as partes que mais pegam sol e chuva já estão mais esmaiecidas pois o fabricante recomenda quatro demaõs. Mas o stain é bem melhor que o verniz pois é só repintá-lo por cima sem lixar e o verniz descasca dá mais trabalho. ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Vou ficar devendo a foto da espatódia.
    Desejo muito boa sorte para o blog e para sua casa.
    Obrigada pela visita.
    Apareçam sempre.

    ResponderExcluir
  18. "dinheiro que você não tem, para comprar coisas de que você não precisa, para impressionar por pouco tempo pessoas com quem você não se importa.", Tim Jackson

    Felicidade é essa casinha, alguém bacana ao lado, bons amigos, muita saúde e mais umas poucas coisas, o resto é enganação.

    ResponderExcluir
  19. Um encanto.
    É o sonho realizado. uma casinha de madeira com um bocadinho de mato, muito bom mesmo.
    abç

    ResponderExcluir
  20. Uma maravilha de casa,obrigada por comentares lá num dos meus cantinhos,adorei a tua visitinha por lá,volta sempre,serás sempre bem-vinda!! Boa sorte com o teu blogue,parece ser bem interessante,tudo de bom para ti!!

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde! Visitei seu blog e gostei, gostaria de saber comprei um sitio e lá não tem casa procurei, procurei e achei seu blog a dúvida é: manutenção de uma casa de madeira é mais difícil que uma casa de alvenaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís, tudo bem? então... o meu sonho sempre foi ter uma casa de madeira; mas essas casas quer manutenção sim... por isso que todo mundo prefere casa de alvenaria ou casas de pedra; pois não precisa fazer nada.
      Ou seja... as casas de madeira são charmosas... mas dão trabalho. Precisa sempre pensar em um todo... pois não é só de casa que um sítio vive tem toda uma manutenção tbm fora... Difícil não é... mas dá trabalho sim.
      Tudo depende do quanto se quer gastar na hora de planejar a casa.
      Qualquer dúvida pode mandar ok?
      Abraços.
      Janicce.

      Excluir
  22. Gostaria de saber como está sendo com as partes de pinus. Queremos muito uma casa de costaneira de pinus mas estamos temerosos com os fungos e cupins.

    ResponderExcluir
  23. Oi Querida, vim retribuir a Visita!!
    Casa mais linda essa!!
    Sempre sonhei em ter uma casa de madeira assim... estilo chalé .. acho tão lindo, tem cara de serra! Amo ♥
    Realmente simplicidade é o melhor sinônimo de felicidade!!
    Beijooos ... adorei tudo aqui ♥♥

    ResponderExcluir
  24. Penso como vc. Gosto do simples e vejo nele toda a beleza do mundo. Gosto de ter plantas e animais por perto, sentindo a presença de Deus.
    Com o passar do tempo, vamos notando que precisamos de muito pouco pra viver e ter um trabalho, uma casa, alimento e família é ser muito rico. São bênçãos especiais!
    Gosto do seu cantinho.
    Abraços esmagadores no Dia do Abraço e feliz semana.

    ResponderExcluir
  25. Felicidade é isso, é um cantinho especial, singelo , porém seu cuidado com carinho, vira um luxo. Aplausos
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Muito belo o sonho. Maior beleza poder realizá-lo na simplicidade.
    Gostei de vir às suas origens.
    Todo o sucesso!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Suas fotos me remetem à simplicidade e bom gosto.

    Como você disse, vivemos em uma sociedade que se deixa levar pela cultura de massa, na qual o TER é mais importante do que o SER. Por isso, blogs como o seu são muito importantes: quem sabe assim as pessoas acordem para o que é realmente importante.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  28. That house looks delightful. As large as necessary and as small as possible. Has always been our aim.

    ResponderExcluir