.

.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Cactos composição 1

                                                            "Qual a projeção de modelo de crescimento,
                                                               De estratégias e oportunidades que criamos?"


Olá para você que faz parte da Resistência dos Blogues. Como vocês estão desse lado de lá? Apesar das notícias globais não serem tão animadoras. Que a gente consiga criar um tempo para nós mesmos e ao meio onde nossos pés pisam criando um elo de produção e preservação mental. A premissa deste espaço são as imagens do nosso Quintal/Jardim junto com alguma reflexão em estudos Metafísicos/Filosofia e afins. Sob a estante deste mês deixo com vocês esse livro O Desaparecimento do Universo de Gary R. Renard, por aqui os livros não são sobre o que eu acredito, acreditar não é saber de fato. Ter uma produção de conhecimento focado na Multidiciplinaridade não é nada fofinho  e muitas das vezes até confuso mas aos poucos os caminhos neurais vão se alinhando. Leve deste blog o que faça sentido para você.

 
O jardim nos próximos meses estará em manutenção retirada de muitos galhos e madeiras então as imagens serão alguns exemplares de cactos cultivados ao tempo. Que possamos apreciar e tirar ideias desse micro universo curioso que é o mundo dos cactos.


                                                            Gymnocalycium Variegata.
Uma das minhas formações foi  Gestão em grandes Áreas, com a desistência desse projeto fiquei apenas com o jardim da casamadeira que já tem bastante serviço; mas atualmente tenho focado em espécies pequeninas de cultivo como as suculentas que já foi tema por aqui e agora uma pequena coleção de cactos. O Brasil tem muitos viveiros produtores de cactos espécies que impressionam. 

                                                         Mammilaria Elongata.

                                            Mammilaria Plumosa e suas delicadas flores.

Mammilaria Plumosa os exemplares que possuo ainda são pequenos na medida que vão crescendo trocamos de recipiente. 

 Astrophytum Myriostigma; a preferência por aqui é por espécies sem espinhos ou poucos espinhos. 

                                                Gimminocalycym Variegata.

Cada cacto possuí variegações diferentes e muitos gêneros e tipos. Aqui no cultivo percebo que cactos com variegação/coloridos não gostam de muito sol eles queimam com facilidade.

                                   Cacto Tailândes Gimminocalycium Multicolor

    Lobivia é um gênero de Cactus que dá muitas flores no Brasil já temos as Tailandesas.

                                                        Astrofhytum Asterias

                O Gênero Gymnocalycim a uma infinidade de modelos de Cactos.

Interessante que os detalhes são unicos cada um tem uma característica diferente.

Cavalo é o nome que se dá quando um cacto é enxertado em outro, esse cavalo onde esse Gymmo está enxertado é uma pitaya. Geralmente coloca-se no cavalo para o cacto crescer mais rápido.

Como são cultivados ao tempo os recipientes são bem pequenos para não favorecer o apodrecimento das raízes.


                                            "Não perca seu tempo em negar ou comprovar as diferenças,
                                              Trabalhe para se libertar dessas confusões...
                                              Em uma sabedoria mais aprofundada".


Paz e Bem a todos.
Boa entrada de mês.

sexta-feira, 1 de maio de 2026

As cores de Outono

                                        "Esquece por 13 segundos os números, a semana,
                                          O dia do teu nascimento, se conseguir ser leve aproveite,
                                          Enche tuas malas de sonho, e toma carona no vento".



 Um olá para os Amantes das plantas e um olá para a Resistência dos blogues, como vocês estão desse lado de lá? Estamos aqui novamente com as nossas plantas, Metafísica, Filosofia e livros que tendem a expandir os nossos conhecimentos sobre nós mesmos e sob a estante do mês temos O Poder do Agora, de Eckhart Tolle; leve deste blog o que faça sentido para você.

Em um jardim podemos ver a vida acontecendo todos os  dias.




Até mesmo com um único vaso em um pequeno beiral podemos aprender alguma coisa que não sabiamos antes. A Natureza está aí para nos ajudar e nos inspirar.

                                                         "Temos que insistir nas pequenas e grandes belezas,
                                                            Em várias demonstrações de como a vida,
                                                            Pode ser mais bonita".


Paz e Bem a ti, que nos acompanha.
Boa entrada de mês de Maio.

quarta-feira, 1 de abril de 2026

Jardim em março

                                                             "Sem motivação, estamos sujeitos a todos os
                                                               dilemas psicológicos do mundo".

Um Olá para os Navegantes de blogs e um Olá para a turma da Resistência de blogs! Como vocês tem passado aí do outro lado...? As imagens aqui postadas são a realidade do dia a dia do jardim; mas então vocês me perguntam: "todo o mês o jardim fica assim?" Sim e não. Coisas acontecem o tempo todo, algumas plantas morrem, outras nascem e também temos as variações de temperatura; mas a estrutura deste espaço são as árvores de grande porte e é o que faz este jardim ter a robustez que vocês veem nas imagens.                                                                      
Com certeza não é um dos mais belos jardins, mas a troca de  informações com aqueles que apreciam a natureza, junto com alguns livros e ideias que tendem à expansão de consciência multidisciplinar é o que me motiva a continuar postando todo dia primeiro.

          O destaque do mês de março ficará por conta desta trepadeira Alamanda Amarela .

Bella Emília e Kalanchoe Vivian:para os próximos meses, pretendo refazer o jardim com esse Kalanchoe, pois é uma planta muito resistente em todas as estações do ano.

O jardim já foi mais florido; estou diminuindo pois confesso para vocês que algumas espécies são lindas mas dão muito trabalho para manter.

Jardins e espaços estão sempre em movimento; o banco que estava neste local apodreceu, então optamos por este formato.

Para aqueles que desconhecem, o Sul do Brasil é assim: ou é muito quente, com sensação térmica de 50 graus kkk ou muito frio -3graus; essas plantas são muito resistentes, apesar do calor não tem aspecto de plantas sofridas.

 Plantas suculentas da espécie Gibifloras, ficam bem grandes, mas o meu cultivo é em potes pequenos, geralmente são plantadas em grandes vasos.

                       Quando observamos, aumentamos nosso repertório de ideias.

Querer estar bem é um pacto de renovação todo o  santo dia, independente da situação; e a natureza esta aí para nos ajudar, nem que seja um único vaso no parapeito de uma janela.

Pensar construtivamente, deixar o passado mal resolvido para trás e nos dar injeções de ânimo é usar a sabedoria para com nós mesmos. Cada vez mais temos que usar de paciência e de sabedoria adquirida também para lidar com descompassos de todos as formas que chegam.

E retomando essas imagens, estou começando a gostar de cultivar cactos. Alguém por aí cultiva algum cacto em casa?

Ter um constante deslumbramento diante da vida, seja lá o que for, é o que nos mantêm; o mais interessante é poder reviver as emoções de várias maneiras e nunca deixar de nos maravilhar com as coisas do mundo. 

                                          "Todo intelecto humano está em níveis de Consciência;                                                                     As plantas não tem pressa, e não se comparam".
                                                 

Paz e Bem a ti, que por todos esse anos nos acompanha.

domingo, 1 de março de 2026

Cactos/Essência

                                                       "Cultivar o amor próprio, evoluir constantemente,
                                                         Valorizar momentos... eis a questão..."


Oi pessoal! E um olá para a Resistência dos blogs; como vocês estão deste lado de lá? As imagens deste mês são do Cactário Horst, que fica no RS, em uma cidade chamada Imigrante. Como jardins estão sempre em transformação, trago atualizações da coleção do cactário.


Acredito que esse cactário seja um dos mais belos da América Latina, são plantas imensas.

Para aqueles que estão chegando pela primeira vez neste espaço, tenho por hábito misturar imagens com algum tipo de reflexão, livros ou até mesmo o princípio do faça você mesmo. 

 Não posso deixar de ressaltar que os livros que andam por aqui citados não são livros fofinhos! A capacidade de interpretação se dá pela quantidade de informações que cada indivíduo possui... 
Leve deste espaço o que faça sentido para você.

 Estou retomando alguns estudos; esse mês não vou deixar sugestão de livro. Para aqueles que tem curiosidades, deem uma olhada nas postagens anteriores. E quando forem  usar algo da web, nunca se esqueçam de citar as fontes.
Sobre os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo: Por trás de todos esses Paladinos da moral também podem surgir grandes canalhas, todo o emissor tem algum ponto cego e isso é fato.

Estudos revelam que a pior coisa à qial podemos deixar de ser fiel é a nossa Essência; quando deixamos de ser nós mesmos, adoecemos. Quem trabalha ou usa a internet por muito tempo está  sujeito a este cansaço emocional de horas de tela. A essência  a que me refiro no titulo deste mês é que não nos desviemos do nosso amor próprio.

                                Um vaso unitário pode ser tão belo quanto um jardim. 
Até mesmo as essências não tão saudáveis podem ser reativadas para um melhor aprimoramento.

               No Cactário há alguns arranjos para  apreciação das espécies em vasos.

São inúmeras estufas com várias espécies; esse mês, além dos meus estudos metafísicos, também tenho me empenhado a conhecer com mais detalhe o cultivo de algumas espécies. 

                            Torne-se um observador consciente em todas as coisas.

 A minha visita ao cactário foi para conhecer as Eufhorbias, que são verdadeiras esculturas vivas.

Alguém aí já viu flores de cactos? Espécies sisudas, robustas e ainda nos presenteiam com tão belas flores; e aqueles pequeninos que florescem são tão graciosos com flores minúsculas.

Essa imagem já é na CasaMadeira, com algumas espécies que trouxe lá do cactário.  Ainda estou estudando a melhor forma de cultivo ao tempo.
 
Somos todos pétalas de uma mesma flor, que algo te possa ser útil deste espaço. 

Final de tarde, aqui na CasaMadeira os termômetros passam de 40graus fácil; Essas plantas são rustificadas e por isso aguentam altas e baixas temperaturas.
No quesito autoconhecimento, não há nada de novo a ser inventado.


                                                           "Procure ser Rei de si mesmo, pegue tudo em que
                                                             Acredita e vai aprimorando e melhorando isso".


Paz e Bem a todos nós.
Bom mês de Março.               

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Small Kitchen e suas plantinhas

                                                          "O Gosto as idéias a observação, o sentir
                                                            São amizades que vão se construíndo aos poucos".


Olá Turma da Resistência dos Blogs, para aqueles que não sabem por aqui misturamos as nossas plantas o faça você mesmo e livros que tendem a expansão e estudo da consciência.  Os livros abordados  não são livros fáceis e nem fofinhos de entender mas com certeza abrem portas. Leve deste blog o que faça sentido para você e nunca se esqueça de citar as fontes, filtre, não acredite e pesquise.

Não é um blog que tem seu foco no design mas as imagens deste mês será desta pequena cozinha em um apartamento, onde o princípio são as plantinhas que habitam em sua bancada.

Uma das praticas das casas filosóficas: contemplação, além de ordenar a mente, aumenta o nosso repertório de ideias.

O Livro do mês ainda será UCEM/ ACIM esquisito, diferente  e de muitas páginas e para os amantes da Natureza, A Vida Secreta das Plantas de Peter Tompkins e Christopher Bird. 
  
                                    Já existem alguns tipos e cores deste gênero.
 Então pessoal como é um blog também de expansão vou precisar esclarecer um e-mail (Física Quântica, Mecânica Quântica ou Metafísica isso são níveis que a compreensão humana classe cientifica achou de explicar e entender a dinâmica do âtomo, e por trás de estudos exaustivos e resumos existe o Vácuo quântico ou Campo unificado a explicação é como o  Invisível se manifesta, no Visível ok?  Esse estudo surgiu no planeta devido ao acúmulo de informações (Doutorados) e avanço Científico, Tecnológico, Filosófico e Racional.  Agora o que o ser humano faz com toda a informação? Eis a questão...

E retomando as imagens,   na  pequena cozinha essa luminária que vocês estão vendo são as chamadas grow light para plantas, são colocadas onde há pouca incidência de luz. Por aqui são usadas no inverno ou como abajur.

                                                        Um tipo de Gastéria.

 Nem todas as pessoas podem ir a praia ou ter um jardim para cuidar mas podemos nos concentrar em valores para a nossa cesta emocional em qualquer situação. 

Kimnachia Ramulosa um tipo de cactos da familia das Ripsalis, está aí criando raíz logo estará no jardim da casamadeira.

                              Sansevieria Trifasciata twisted,  uma bela notável.

O interessante no cultivo de plantas pequenas São os inúmeros cachepôs que existem.

              Plantas que geralmente ficam enormes sendo cultivadas em pequenos frascos. 

               Gosto muito das Gastérias, para  apartamento; plantas resistentes e belas.

Sempre vou insistir nas pequenas e grandes belezas, mas acima de tudo precisamos Ser o que podemos e damos conta.

Essa postagem é dedicada a você que ama plantas e mora em apartamento, e sempre que pode visita a casamadeira e aprecia as plantas do nosso jardim.


                                                                             "Conhecimento ou Devoção a Algo;
                                                                                Só é útil se nos torna melhores".


Paz e Bem 
Que todos tenhamos um bom mês de Fevereiro.