"Qual a minha meta...
Qual a sua meta?
(Reflexões aqui do meu jardim).
Olá! A premissa deste blog é sobre o cuidado com as plantas, o faça você mesmo, e Bibliografias que tendem a expandir nossa consciência. Sob a estante do mês temos: O Desaparecimento do Universo de Gary R. Renard, A Chave para a Riqueza de Napoleon Hill, Limite Zero de Joe Vitale e H. Hew Len. Por aqui somos curiosos, não acreditamos em tudo e nunca nos esquecemos de dar crédito às verdadeiras fontes.
Refazer algumas partes do jardim será uma das metas, porque estudar, auto-conhecimento, expansão de nossa própria consciência não é algo fácil e nem fofinho; tudo na vida requer disciplina e vontade. Querendo ou não, existem crenças que carregamos e que são difíceis de ultrapassar.
Para aqueles que acompanham o blog, essa árvore seca de primeiro plano já foi uma linda Tuia frondosa; cortei sua ponta apical para não remové-la totalmente por enquanto.
Plantas que estão em vasos, como essas Beocarnias ePatas de Elefante, estão com a umidade mais controlada.
No lugar desses moerões haviam grandes pingos-de-ouro árvores; apodreceram, então estamos com esses novos projetos de recuperação, onde trabalharemos com pedras e mourões.
Nessa imagem vocês conseguem perceber o Musgo na Buganvillea; musgo é algo bom, com muitos indicativos excelentes, mas em demasia ele apodrece a planta e isto é indicio de muita umidade.
E voltando ao assunto sobre Metas, identifico que são as Metas que temos durante a nossa caminhada pessoal individual que vão definir as nossas experiências durante toda a nossa vida.
Essa imagem é uma parte dos fundos da casa, que já passou por muitas transformações no estilo faça você mesmo; o destaque são essas Bromélias fixadas no abacateiro.
Nesta imagem dá para perceber a umidade do solo. Ultimamente estou tentando diversificar nas imagens que posto, pois sempre há alguma sugestão que possa servir.
Para aqueles que estão chegando... costumo misturar imagens do meu quintal com o ato das reflexões de meus estudos, com situações do dia a dia.
Mais acima, citei Crenças; o que seria isto? Então... Crenças é um conjunto de atitudes que no decorrer dos anos criam uma visão de mundo e de si, afetando relacionamentos e comportamentos; isto é apenas uma visão geral e básica sobre este assunto vasto ok?
Uma das experiências que adotei trabalhando no Jardim é que o bom seria se fizéssemos na nossa vida constatações e experimentações o tempo todo.
Árvore em destaque, Manacás da Serra, que por aqui florescem essa época de inverno.
Há uma glamorização sem sentido sobre plantas e jardins; a natureza não é simples, é complexa, tente salvar alguma planta que estiver morrendo e você verá a complexidade.
Uma das experiências que adotei trabalhando no Jardim é que o bom seria se fizéssemos na nossa vida constatações e experimentações o tempo todo.
Árvore em destaque, Manacás da Serra, que por aqui florescem essa época de inverno.
Há uma glamorização sem sentido sobre plantas e jardins; a natureza não é simples, é complexa, tente salvar alguma planta que estiver morrendo e você verá a complexidade.
Cada estado do Brasil vem sofrendo com algum tipo de situação. Embora não tenhamos controle sobre essas adversidades, podemos ajudar a nós mesmos o que sentimos em relação a ela. Sentir, reproduzir, fazer e refazer a nossa maneira de andar pela vida... eis a questão.
"Pois um indivíduo bem resolvido;
É menos um problema social para o mundo.
Para o bairro, para a rua e ao lado".
(reflexões aqui do meu jardim).
PAZ E BEM a todos,
Bom mês de setembro.
Oi, Janicce.
ResponderExcluirComo apreciadora de flora e fauna, de Botânica, eu aprecio muito o manacá-da-serra. É uma planta que tem bastante pelo DF, no centro de Brasília. Eu andava tão curiosa querendo saber o nome dessa planta existente na nossa capital brasileira, que vira até árvore quando "adulta", antes de saber, que eu só vim a saber graças a uma novela, que assisti pela primeira vez quando reprisou recentemente em um canal por assinatura, Selva de Pedra, segunda versão.
Feliz setembro! 💐🎈
~Cartas da Gleize. 💌💕
Janicce:
ResponderExcluirahora que las temperaturas son un poquito más suaves, estoy planteando semillas de todo tipo.
Espero tener suerte y que puedan brotar.
Ótimo domingo e ótima semana para você!
You have a beautiful garden.
ResponderExcluirI really like the plant with the purple flowers.
I wish you a beautiful month of September.
Greetings Irma
Um bom trabalho de recuperação de um jardim ainda cheio de vida.
ResponderExcluirOs manacás exalam um perfume e enfeitam com sua cor arroxeada .
Desejando um bom domingo e feliz semana
com abraços
Janicce Tienes mucho trabajo para recuperar tus plantas, Tu jardín se ve siempre hermoso, es un placer pasear por todos tos espacios. En España el verano esta llegando a su fin, aquí las plantas sufrieron los calores extremos y muchas plagas de insectos. Buen mes de septiembre amiga
ResponderExcluirZdravím z Česka. Krásná zahrada. Záplavy poškodily hodně přírodu, ale snad se podaří ji znova obnovit.
ResponderExcluirSempre muito belas as suas publicações. Esta não é excepção, mesmo que o jardim esteja em recuperação.
ResponderExcluirE, sim, não é muito simples a recuperação de uma planta, já o senti bem. Algumas tenho conseguido recuperar, mas outras são irremediavelmente perdidas. Muito grata pelas dicas que me deu sobre as suculentas, já experimentei, vamos a ver se corre bem.
Vendo aí na última foto essas plantas nos dois vasos em primeiro plano, tenho iguais, penso que se podem chamar espadas-de-são-jorge... tenho uma a florir e fiquei deveras surpreendida pois não sabia que davam flor.
Beijinhos, amiga Janicce. Muita força nessa recuperação do jardim e que seja um bom mês com tudo de bom. Que as condições do tempo melhorem bem.
La naturaleza también necesita de nosotros para ayudarla en sus impases, pero es ella misma la que nos ofrece las soluciones, por debemos observarla y entender su complejidad ontológica. Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirQue bonito es tu blog, ver tantas plantas, tan cuidadas, tanta variedad a quien nos gustan es muy gratificante y relajante.
ResponderExcluirFeliz Septiembre.
Saludos Cordiales.
Que manacá magnífico!!! Abraços!
ResponderExcluirRealmente poder cuidar da recuperação é algo dificílimo, principlamente em se tratando de plantas. Sua narrativa é muito proveitosa pois aprendo a cuidar também das minhas plantinhas que tenho em vasos e adornam a minha casa. Mas confesso que as mais resistentes são as Espadas de São Jorge e Espada de Santa Bárbara que vivem com pouca água, pois estamos atravessando um período complexo de seca e queimadas aqui no Espírito Santo e em todo o Brasil.
ResponderExcluirSeu Manacá está a coisa mais linda do mundo! Parece que elas gostam da umidade não é verdade?
Lamento pela tuia, antes frondosa, ela parecia ser magnífica!!
Mas as plantas também são muito temperamentais!!
Adorei Janicce, obrigada por esse vasto conhecimento!!
Beijos e um lindo início de setembro!! :)))))
Querida amiga, tienes un maravilloso jardín, cuidado con mucho amor.
ResponderExcluirCariños y besos, que tengas un hermoso día
Tópicos interessantes e importantes. Também onde eu moro o clima se tornou menos estável e ao construir casas, jardins, estradas etc., precisamos nos preparar para condições climáticas ainda mais complicadas.
ResponderExcluirSetembro aqui (na Finlândia) começou com temperaturas anormalmente altas... e chuvas fortes em algumas áreas.
Feliz setembro de qualquer forma, querida Janicce, e boa jardinagem!
Interesting and important topics. Also where I live the climate has become less stable and when building houses, gardens, roads etc., we must prepare to even more complicated weather conditions.
September here (in Finland) has started with unusually high temperatures... and hard rains in some areas.
Happy September anyway, dear Janicce, and happy gardening!
Está claro, como dice el refrán, que nunca llueve a gusto de todos, y aunque se nota el exceso de humedad en tu jardín, solamente se me ocurre decirte que hay otro refrán que dice que: a mal tiempo buena cara... y a esperar que el tiempo cambie, y ya verás como lo ves de otra forma.
ResponderExcluirUn abrazo, Janicce.
Hello, I love the way your blog presents information in a very open way for us to consider. For example, you: “Like it or no, there are beliefs that we carry that are difficult to overcome.” That is pure truth! I’m an older person still trying to overcome some of the things I was taught which much younger. I do not hold these things against my teachers … they were simply telling me what THEY believed. As they say, sometimes “The Truth Can Set Us Free.” Thank you for sharing your blog. John
ResponderExcluirOlá, adoro a forma como o seu blog apresenta as informações de uma forma muito aberta para considerarmos. Por exemplo, você: “Goste ou não, existem crenças que carregamos que são difíceis de superar”. Isso é pura verdade! Sou uma pessoa mais velha e ainda estou tentando superar algumas das coisas que aprendi muito mais jovem. Eu não uso essas coisas contra meus professores... eles estavam simplesmente me dizendo o que ELES acreditavam. Como se costuma dizer, às vezes “A verdade pode nos libertar”. Obrigado por compartilhar seu blog. John
Your garden is beautiful.
ResponderExcluirIt’s inspiring to see the dedication towards restoring and revitalizing the garden.
I especially love the purple blooms.
Happy Monday!
You have a wonderful garden, janicce. I see that you take care of it with love. ey, lots of ceramics, sculptures, plants. Have a nice September.
ResponderExcluirBoa tarde, Janicce
ResponderExcluirDesejo uma boa recuperação no teu jardim lindo, as plantas são maravilhosas. Bjs querida.