.

.

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Desenvolver-se Sustentavelmente

                                          "A busca por Caminhos e Ritmos mais agradáveis são
                                            Posicionamentos diários. Precisamos ser responsáveis
                                            Com a manutenção do nosso próprio equilíbrio".
                                                                                    (Reflexões aqui do jardim).


Olá! por aqui temos Plantas e que são intercaladas com algumas reflexões, sirva-se de idéias que façam sentido para você.  A releitura deste mês ainda é sobre o livro A Janela Visionária e o O Caibalion. Precisamos ser curiosos...

Como vocês sabem uma das premissas aqui da casa é o "faça você mesmo", mas um dos grandes desafios nesses anos foi o de manter muitas plantas neste pouco espaço de terreno sem que houvessem muitas perdas. Como  tudo que há em nós também tem na natureza, talvez o nosso objetivo atualmente como seres humanos é o de não adoecer e se por ventura ficarmos doentes buscar ferramentas que nos coloquem de volta na estrada da vida; buscar a volta; buscar um propósito. 

Apesar de cada um de nós ter histórias e vivências e idades diferentes o que nos mantém, são os propósitos. A referência de adoecer neste post são dificuldades mentais,  haja vista as mudanças que vem acontecendo no mundo.
 Obs: Antes que eu me esqueça as Hortências estão em evidência aqui pelo jardim esse mês.

Nenhuma vida foi feita para ser jogada fora...  Os momentos são caóticos o mundo que o diga; mas ele não vai parar e a nossa tristeza e doença vai continuar do mesmo jeito. O bom é que a gente pode ser ativo; e podemos nos conduzir com parcerias amorosas, afetivas nem que seja um único vaso de  planta.

A Natureza age em propósitos, pode ser que a nossa estrutura também seja assim; Tudo tem propósito mesmo que nós seres humanos desconhecemos.

Hoje um termo que está em evidência é a Sustentabilidade; Melhoras emocionais que não prejudiquem a nós e a ninguém, a sustentabilidade praticada a cuidar das nossas emoções,  sustentabilidade vista por este viés é algo que pode ser palpável e promissor.

Para aqueles que não conhecem como fica um enxerto de Buganvillea quando caem as folhas a árvore fica assim seca. Quando vi pela primeira vez achei que estivesse morta, há toda uma regeneração,  e esforço por detrás desses processos e quando  menos espera volta exuberante entre as outras plantas.

Ter um pequeno ou grande Jardim dá muito trabalho; assim como a busca por auto-conhecimento é algo trabalhoso mas necessário. Mas cedo ou mais tarde a gente acaba precisando de algo que sustente as nossas questões...

Aqui pelo jardim as plantas por mais adverso  que seja o ambiente  visam a adaptar-se às condições. E mesmo assim quando um botão surge é perfeito, as plantas fazem o que podem e o que conseguem em diferentes momentos;  acredito que eu deveria reclamar menos, duvidar menos, focar na abundância de como as coisas são criadas...

Aqui pelo jardim sempre tem muito serviço a se fazer, não dá para romantizar, mas assim são os propósitos não existe ideal de vida fácil;  ter um lugar de fala sobre jardinagem  não é falar sobre simplicidade k, o comércio de planta é algo que cresceu em abundância e com isso os preços. 

Nesta imagem podemos observar a buganvillea voltando devagarinho às suas folhas e flores. Isso me faz pensar que por mais intencionado que algo seja a determinação é só nossa.
O que tento transmitir nos posts é a beleza da natureza e como tudo é harmônico e como podemos levar isso pras nossas vidas. É Harmônico é algo Belo mas não é algo simples...

Mudando de assunto kkk, essa bandeja são suculentas (Snow whitte), germinação por folha.
Atualmente é uma das minhas predileções, perdi a planta mãe a roseta coloquei as pétalas para germinação e deram todas essas.

                     Folhagem Pacová, sua flor em forma de pinha é usada na culinária.
Compradores de plantas compulsivos também existem e muitas das vezes o problema só é trocado de lugar. Então venho com a colocação e ideia de Desenvolvimento Sustentável sobre emoções.

Apesar da vida ser só nossa é muito bom quando podemos conduzir-nos com parcerias de todos os jeitos pessoas, gatos, cachorros, poemas, livros; nós comentaristas dos blogs amigos k, aqui pelo quintal tenho várias parcerias uma delas  são esses pés de manjericão plantados em tudo que é canto. Você já pegou ou sentiu a folha do manjericão? o sensorial dessa planta é muito bom.

Esse  pé de mato sem forma é  citronela, fragrância muito usada em velas e óleos essências. 
O termo simplicidade tem sua complexidade e particularidade não é só se despir de coisas materiais a muita coisa nesse jogo.
  Quando observo qualquer conglomerado de plantas seja o que for jardins, etc dá pra perceber a Adaptabilidade e a Sustentabilidade que rapidamente coexistem entre elas. A sustentabilidade que exponho para nós seres humanos é aquele ser que sustenta as suas emoções.

"Nem as ervas daninhas são criadas por acaso,
O que não podemos deixar é que o excesso de medo nos deixe impossibilitados,
           Pois seres bem resolvidos são menos um problema social pro mundo".
                                                                                  (Reflexões Aqui do meu jardim)

PAZ E BEM.
Que tenhamos uma boa entrada de mês de novembro.
ACasadeMadeiraJardinagem.

40 comentários:

  1. Feliz novembro, querida Janicce!
    Também este mês o seu jardim é um oásis de beleza e paz, e o seu blog é um oásis de serenidade.
    Obrigada pelo seu comentário interessante ontem. Pesquisei no Google a Feira Internacional do Livro de São Paulo e deve ser um evento fascinante.
    Sobre a pronúncia do português brasileiro, uma vez conheci um suíço que era casado com uma brasileira e ele disse que a pronúncia brasileira é mais suave e bonita (que a europeia). :)
    Obrigada por suas postagens interessantes! Grandes abraços!

    Happy November, dear Janicce!
    Also this month your garden is an oasis of beauty and peace, and your blog is an oasis of serenity.
    Thank you for your interesting comment yesterday. I googled São Paulo International Book Fair and it must be a fascinating event.
    About Brazilian Portuguese pronunciation, I once met a Swiss man that was married to a woman from Brazil and he said the Brazilian pronunciation is softer and more beautiful (than the European). :)
    Thank you for your interesting posts! Big hugs!

    ResponderExcluir
  2. Janicce que paseo tan apasionante, lleno de belleza, cada primero de mes espero tu publicación impaciente, Gracias querida amiga por compartir sabiduria y belleza. Feliz noviembre para ti

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de passear pelo seu jardim. Não tenho um jardim, mas tenho muitas plantas em vasos (moro num 5º andar). Gosto muito da bunganvilia, que já tentei ter aqui, mas morre.
    Beijinhos e bom Novembro:))

    ResponderExcluir
  4. Janicce:
    ótimo novembro pra você!
    ¡Qué hermosura de plantas y flores!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Janicce. Passando para desejar um excelente mês de novembro. Parabéns pelo seu jardim maravilhoso, adoraria conhecer e fazer uma matéria, para o meu Blogger. Bom feriado com muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Vim agradecer sua visita e admirar seu jardim, lindas flores!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal sou janicce, A casa e toda a sua estrutura
    foi colocada á venda; mas para aqueles que aqui veem pegar dicas e ver as imagens e nos visitar a casa sempre será e é, uma cornucópia de coisas boas. Criar esse jardim foi incrível! Enquanto estiver em minhas posses continuarei com as postagens. Depois que ela passar para outro proprietário eu vou encerrar as atividades desse blog. É um ciclo que se encerrará. Mas o nosso carinho e amizade sempre continuará igual. Está tudo bem e estou bem contente dessa decisão. Continuaremos nos visitando ok? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Si a mi me aso con mi buganvilla volvió a crecer. Te mando un beso y te deseo un buen mes.

    ResponderExcluir
  9. Dá muito gosto passear aqui pelo teu jardim tão bem caprichado e sempre cuidado ! Adoro e as reflexões valem sempre!

    Feliz NOVEMBRO!!!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  10. Después de este tiempo de conocer esta casa y este jardín será muy duro no poder tener comunicación, así que como necesitamos el contacto tendrás que hacer el esfuerzo y abrir otro blog para seguir comunicandonos, espero que lo hagas así por el bien de todos los que aqui nos reunimos
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de quinta-feira, com muita paz e saúde. Um excelente feriado minha querida amiga Janicce.

      Excluir
  11. Uma belíssima publicação!
    Gostei muito do seu texto a intercalar as lindas fotos. A Natureza, temos muito que aprender com ela.

    Beijinhos e um bom mês!

    ResponderExcluir
  12. Já disse e digo de novo, adoro este seu jardim, deve dar trabalho mas o resultado é lindo e compensador. Tenho algumas plantas no apto, mas adoraria ter uma casa com jardim pra ter mais plantas e muitas flores. E estou aprendendo com você, quando falou sobre a buganvillea, por exemplo. 😯 Acabei de ler um comentário seu, a casa madeira está pra vender! Puxa... Mas não deixe de blogar, crie outro blog, viu? Outro tema. Beijos!
    Ane/A Lua e Eu 🌺

    ResponderExcluir
  13. Lindas fotos. Hortênsias maravilhosas! Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o jardim que elegante. adoro as hortênsias
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Beautiful flower and garden. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  16. Tinha certeza de já haver comentado. Mas é sempre um prazer retornar ao seu jardim lindo e às frases que nos fazem pensar! Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Sempre um prazer imenso, passear neste cantinho lindo e florido, Janicce... já me fugiu o olho, para o seu comunicado mais acima... fazendo votos de que se encerrar este cantinho, possa ter outro espaço, com algum tema com que se identifique, e que possamos seguir neste intercambio pela net, mensalmente, ou à medida que a vida o permita, no intervalo dos afazeres... neste momento também ando numa fase em que publico menos, agora que a saúde da minha mãe, já vai dando bem mais o que fazer e ando mais de olho nela... mas gosto de ir mantendo o meu espaço, apesar de tudo, também enquanto for dando...
    Manjericão... está aí! Não sei como se faz para plantar... a ver se descubro! Mas em termos de ervas aromáticas caseiras, de momento só tenho hortelã e alecrim.
    Hoje deixo um beijinho, estando já um bocadito com falta de tempo... mas virei ao longo de Novembro, de novo por aqui... e respondendo às questões levantadas no seu mais recente comentário, sobre a situação aqui do nosso país, que hoje ainda ficaram por responder...
    Feliz Novembro, Janicce! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Que bonito, cuanto verde y frondoso en ese jardín.
    Enhorabuena.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  19. Apreciando novamente seu jardim!
    As hortênsias estão maravilhosas!
    Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  20. Sábias reflexões e um jardim cuidado com muito zelo e amor.

    Parabéns por sua dedicação e por se atentar aos detalhes desse lindo jardim!

    A simplicidade tem sua complexidade... algo que eu ainda não havia pensado. Agradeço por compartilhar aqui!

    Gostei muito das imagens!

    A vida pode ser leve em lugares como os das suas fotos.

    Abraços!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  21. Acho muito importante pensar a sustentabilidade e fazer a nossa parte aos pouquinhos, um trabalhinho de formiga.
    Como sempre, belíssimas fotos do seu jardim.

    ResponderExcluir
  22. Es bueno que las suculentas empezaran a crecer a partir de una hoja, Janisse. Hoy tienes un post filosófico, muchos pensamientos sabios. "Ni siquiera las malas hierbas crecen por accidente..." Y todo debe desarrollarse, las plantas también en nuestro norte se adaptan a la naturaleza.

    ResponderExcluir
  23. Querida Janicce,
    Num mundo tão caótico como vivemos hoje é de extrema importância a preocupação com o meio ambiente e com a nossa tão castigada natureza. Acho lindo as flores e plantas que vejo aqui no seu blog, é um jardim cuidado como muito amor e carinho!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Wonderful flowers, very nice images!
    Greetings

    ResponderExcluir
  25. En un jardín tan hermoso me sentiria como en el paraiso Janicce.

    Abrazos.

    ResponderExcluir
  26. Es bellísimo poder vivir en sitios cálidos en donde se da de forma natural, o trabajada en el jardín, toda esta bella vegetación. Poder salir de la casa, y andar entre flores y plantas tan hermosas debe de ser siempre una gran alegría. Yo recuerdo que en verano (pues en Mallorca, España, ahora mismo es otoño), los momentos en que las flores sueltan el mayor perfume en el ambiente, y se vive intensamente la fragancia de las mismas, es sobre las cinco de la mañana, cuando todavía no ha salido el sol. En ese momento es cuando es más potente. Claro que hay que estar despierto a esa hora para vivirlo. Me encantan los jardines tan bellos. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  27. Olá novamente, querida Janicce, e obrigada por seus comentários maravilhosamente interessantes em minhas postagens recentes. Respondo com mais detalhes depois, mas agora apenas digo que as árvores brancas de uma das minhas fotos são bétulas prateadas (Betula pendula). Nós, finlandeses, gostamos muito deles.
    Tenha um dia feliz!

    Hello again, dear Janicce, and thank you for your wonderfully interesting comments on my recent posts. I answer them in more detail later but now I just tell you that the white trees in one of my photos are silver birches (Betula pendula). We Finns like them very much.
    Have a happy day!

    ResponderExcluir
  28. Belas plantas, belas ideias. Sempre muito bom, passear por seu jardim! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  29. Vim mais uma vez, passear aqui pelo seu verdejante cantinho, Janicce, que por aqui vai rareando, no nosso Outono/Inverno...
    Respondendo a algumas das questões que tinha deixado, quanto à situação em Portugal...
    Como deve ter sabido... por estes dias, o nosso governo caiu! Uma série de suspeições mal sustentadas, que ao fim de 48 horas não deram em nada, levaram com que o Primeiro Ministro se demitisse, sem volta a a dar... ficando nós agora com o país em suspenso, até Março, mês das próximas eleições.
    Aqui também a inflacção se faz notar, preço sobe todo o dia... as rendas de casa, também andam com valores nos píncaros... mas pelo que me tenho apercebido, também se passa o mesmo, pela Europa fora, dado o cenário de guerra que propicia, à instabilidade económica!
    No momento, o meu maior problema, prende-se com a falta de médicos e enfermeiros, e falta de alguma medicação nas farmácias... dados os problemas crónicos da minha mãe! Até exames no sector privado, demoram dois meses, por marcação, nem imaginando quando tempo no serviço público, levarão certas especialidades. Poucos médicos e enfermeiros para para muita procura... nacional e vinda de fora. E os serviços de atendimento de urgência, andam problemáticos, com muitos hospitais a encaminharem serviços de urgência em cima da hora, por não terem profissionais suficientes, que possam garantir um responsável atendimento.
    O sector da saúde, e do ensino, andava em conversações com o Governo... agora calculo que tudo ficará em stand-by até o novo executivo tomar posse...
    Enfim! Estávamos por cá, um pouco à margem, do caos global, que se vinha a sentir... agora também estamos em plena crise política, e na expectativa do que se decidirá em Março! E é isto, que por cá, muito resumidamente, anda acontecendo no momento, no nosso país...
    Um beijinho grande, Janicce! Bom final de Novembro! Tudo de bom, por aí!
    Ana

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Janicce. Uma excelente quinta-feira.

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pelo comentário :)
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Que frondosas y que verdes están todas las plantas... Se ve que ahí llueve.

    ResponderExcluir
  33. Oi! Vim te desejar um bom começo de dezembro.
    Sim! Eu gosto muito de remédios naturais, dou o maior valor!
    Um abraço! 😀

    ResponderExcluir