.

.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Cochonilha Farinhenta

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas". Goethe

Bom... nem sempre esse conteúdo faz bem as nossas plantas, mas faz parte conviver com essas intempéries. Um desses problemas é a cochonilha farinhenta.


Esses pontinhos esbranquiçados aí de cima, é a cochonilha. Pequeno problema que se não resolvido vira um problemão, para os nossos jardins.


Tem o aspecto esbranquiçado como se estivesse coberto de farinha. Suga a seiva até a planta enfraquecer caindo suas folhas. Quando a infestação é muita, passamos um pequeno pano embebido de alcool ou vinagre ajuda a planta a respirar tendo a recuperação mais rápida.


Mesmo após o fim da infestação, a cor branca permanece. Existem muitos produtos no mercado para acabar com esse inseto. O problema é que não são baratos e os frascos são pequenos. Geralmente vendem até 500ml. E isso não é o suficiente para o combate de uma planta de grande porte.

Só nessa parte aí de cima são 15 pés de murta. A metade deles teve esse problema. Deixamos com vocês uma receita caseira que resolve não só o problema das cochonilhas mas como de várias pragas de nosso jardim. E faz o mesmo efeito dos pulverizadores de jardinagem amadora. Receita caseira no combate de pragas e que não prejudica o solo:

100gramas de sabão de coco e 100gramas de fumo.
Preparo: Rale as 100gramas de sabão e adicione um litro de agua quente. Em outro recepiente rale 100g de fumo em pedaçinhos e adicione tbm um litro de agua fervendo. Deixe os recepientes em descanso até 3horas. Após esse tempo misture os dois ingredientes e adicione 5litros de agua. Penere para retirar os restos de fumo que fica na agua. E aplique o líquido direto nas plantas com o uso de um burrifador. Obs: Há pessoas que usam só o fumo ou só o sabão. Nós preferimos fazer os dois juntos pois uma borrifada bem feita já resolveu o problema.


Esse vaso de suculenta aí de cima tbm pegou uma doença que curei com essa solução. Tirei muitas pétalas. Essa foto foi tirada depois da sua regeneração. 

E por aqui além da superação do frio - "A vida começa todos os dias".

Um bom começo de julho á todos.
Acasamadeira.



41 comentários:

  1. Receita caseira é bem melhor. O seu vaso suculenta está lindo!Que venha julho. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que ótima dica e essas doenças devem mesmo merecer nossa atenção! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Copiei a receita! Meu marido gosta de sempre regar as plantas com água de sabão, mas é como você disse, com o fumo aumenta o poder de cura! Obrigada pela partilha! BJks Tetê

    ResponderExcluir
  4. Bom ainda não tenho um jardim , mas quando minha ksa ficar pronta quero ter várias... Receita anotada... Ótimo Julho para todos.... Bjos....

    http://cantinhonailha.blogspot.com.br/?

    ResponderExcluir
  5. Eunice, está correto, o seu nome é este mesmo??? De vez em quando eu tenho problemas com estas pragas, há mais ou menos uns dois meses ela atacou as minha roseiras (3) rsrsrs. Eu usei um inseticida apropriado, e resolveu rápido, mas realmente os inseticidas são muito caros, e se for usado em muitas plantas haja dinheiro. Eu apliquei 2 vezes, mas ainda vou fazer outra aplicação, só de garantia. Mas as roseiras já estão salvas, porque deram muitas rosas no mês passado. E tem um galho que ficou esbranquiçado mesmo, como vc falou. Mas quando acontece a infestação, se vc olhar bem vc vê uns bichinhos andando na planta, uns voam como se fossem um pó branco voando, enquanto uns verdinhos andam pela planta, parecem com um piolho verdinho. Eu não sei se eles eram espécies diferentes, ou se era uma metamorfose que eles passam. mas tinham dois tipos diferentes nas roseiras. Que bom que vc salvou as suas, pois as plantas estão bem caras também. Adorei as dicas do inseticida caseiro, não agride a natureza como os inseticidas químicos. Seja feliz com o seu lindo sítio, e a casa de madeira, que neste frio ela deve estar uma delícia. Um bj no seu coração

    ResponderExcluir
  6. ADOREI A DICA QUERIDA JANICCE, ADOREI SUA VISITA E VIM TE CONHECER E ADOREI ESTE CANTINHO JÁ ESTOU TE SEGUINDO POR EMAIL PARA NÃO PERDER NADA , BJSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Olá Janicce! Obrigada por partilhar essa dica caseira! Mas fiquei com uma dúvida... o que é o fumo? Um grande beijinho, Manuela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela, o fumo é o componente que algumas pessoas usam para fumar cigarro de palha até hoje. Mas tem alguns tipos de fumo.Esse que se usa no jardim para combater pragas tem 6cm e geralmente é um rolinho. A gente corta ele em pedaços. Compra-se em agropecuárias ou floras e tem que dizer que é para pragas de jardim senão eles vendem outros tipos. Ok?
      abraços
      janicce.

      Excluir
  8. ~ ~ Desejo que com sabedoria, calma e autoconfiança, saibas não só resolveres os problemas das tuas plantas, mas também os problemas da vida.

    ~ ~ Tudo do melhor, querida Janice. ~ ~

    ~ ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  9. Uma execlente dica, obrigado pela partilha.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Não tenho soluções para esse problema, limito-me a fotografa-los. Já vi as joaninhas comerem essas cochonilhas, é o meio ambiente no seu equilíbrio perfeito.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi... Gostei da sua visita...
    Post muito bom sobre os cuidados com as plantas! É importante saber dessas "soluções"!!

    Uma Boa Semana... Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Janicce

    encontrei teu blog! Muito interessante. Sou apaixonada por plantas e sempre temos muito a aprender sobre cuidados. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá , vc deixou uma pergunta no blog sobre o custo da capa da maçã...
    Elas custam 12,00 cada , na minha lojinha virtual da Divitae tem descrições.
    http://mocaflor.divitae.com.br/produto-76189-capinhas-para-maca

    Tenha um otimo dia!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Tudo lindo por aqui!!
    Parabéns amei seu blog!
    Obrigado pela gentil e carinhosa vst.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Oi anjo! Obrigada pela visitinha no meu blog. Eu tb gostei muito do seu e menina eu ja tive esse problema certa vez e perdi a planta... se tivesse a sua dica antes...
    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  16. Olá, Casa Madeira, venho agradecer o teu gentil comentário no blog Barlavento!
    Gostei imenso de ler este teu post, porque todos os anos pelo Verão tenho as minhas malvas infestadas com essa praga e nunca sei o que lhe fazer, vou tentar fazer esta mistura e aplicar nas minhas plantinhas, agora que já li a tua explicação sobre o que era o fumo...
    Foi um prazer vir aqui e receber-te no meu canto!
    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Janice,que blog lindo.
    As plantinhas aqui de casa,costumam sofrer com umas
    praguinhas assim tbm.
    Como vc não achou o post da receita do Falso Prestígio,
    eu vou deixar o link pra vc,depois confere a receita e o melhor
    de tudo faça!
    Um abraço. Cris.

    http://euetudoquegosto.blogspot.com.br/search/label/Receitas?updated-max=2011-01-18T17:37:00-02:00&max-results=20&start=20&by-date=false

    ResponderExcluir
  19. Que legal, adorei a dica.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Si el remedio químico es caro y ustedes han encontrado otro eficaz,que bien y todos unidos conseguirán erradicar la plaga.
    Bellas suculentas!!!
    Gracias por tu visita.
    Besos de dos

    ResponderExcluir
  21. Boa dica, eu só usava o fumo ...vou experimentar fazer assim como tu ensinastes.

    boa semana! bjss

    ResponderExcluir
  22. Hola Janicce!! Gracias por tu visita y amable comentario, me ha encantado tu blog, tienes un rinconcito de madera precioso. Comparto contigo el amor por la naturaleza, tienes unas suculentas muy bonitas, y os felicito por encontrar un remedio casero contra la plaga!
    Te sigo por e-mail, no he visto gadget de seguidores de blogger.
    Un beso

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro suculentas, as suas estão lindas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Oi! Ainda não tivemos problemas com as cochonilhas lá no Recanto, mas as formigas... comem tudo o que tem pela frente, é desanimador. Tuas suculentas estão lindas! Bjinho!

    ResponderExcluir
  25. Oi Tiane realmente as formigas desanimam a gente. Aqui pelo sitio tive problemas tem épocas que fica mais forte os ataques. Costumava agir só com repelentes para algumas coisas até funciona; mas infelizmente para formigas o que resolve mesmo são produtos fortes. O problema é que tens animais. E aí o cuidado é redobrado. Mas como tu vais morar no recanto tem bastante coisas que não agride o meio ambiente e dá sim para combater. Mas atenção! quando têm muito foco delas não dá para deixar tem que fazer algo senão aumenta tbm tive esse problema kkk. Mas pra tudo tem solução. Um alento é quando vai se eliminando cada ano esses focos ficam mais fracos.
    abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
  26. É tão triste quando vemos nossas plantinhas tomadas pelos bichinhos que nem sempre conseguimos saber o que fazer,
    Boas suas dicas , vou anotar _minha filha tem uma hortinha e precisa sempre .
    um abraço e obrigada pela visita , estava fora retornando agora.
    bons dias

    ResponderExcluir
  27. Que bom que voltei e vim te visitar...
    Adorei a tua receita,ela me será muito útil...OBRIGADA!
    Beijo-te as palmas das tuas mãos abençoadas...

    ResponderExcluir
  28. Estas pragas são a nossa maior dor-de-cabeça... Vivo especionando minhas plantas todos os dias, mesmo assim elas dão o ar da graça... Uso a calda de fumo, mas ainda não experimentei com o sabão, para mim uma novidade! Adorei o seu blog e grata pela visita! (((Abraços)))

    ResponderExcluir
  29. Oi! Na nossa casa de POA tb usávamos esta solução para acabar com as pragas e, com um pouquinho de persistência, conseguíamos e assim tb não se envenena muito o ambiente, né? Aquele favinho de mel, no vaso das suculentas, como conseguistes? É uma graça! (adoro miniaturas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris esse favinho comprei em uma floricultura em SP.
      Sei que quando fui para lá trouxe coisas repetidas. Posso ver se trouxe mais desse, se quizeres posso te mandar. Como disses-tes é uma graça, mas enche de lesma então um só tá de bom tamanho kkk. O bom é que esse daí serve como isca.
      Não sei se sabes que suculenta é para lesma; como gato é para catnip. Gatos enlouquecem com essa erva; e a lesma com suculentas para desespero de nós colecionadores. Fazer o que né?

      Excluir
  30. Oi, olha vou tentar essa solução pra curar um cacto que tenho aqui em casa, se der certo te falo depois. obrigado por sua visitinha no meu cantinho viu. bjus

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal; esclarecendo perguntas:
    - Essa solução também serve para frutíferas
    - É uma solução caseira nem por isso ha de se ter descuido o fumo mancha e a mistura pode causar irritação.
    -O burrifafor de pressão é barato indíco este para ter em casa pois direciona o jato, e serve para fazer tudo, não esquecer do enxague. após seu uso. Esses outros acabam até molhando a gente.
    -Existe inumeras pragras para algumas essa solução funciona, há de ser ver sempre qual o tipo que está atacando.
    -Aplicação de 15 em 15 dias as vezes só uma aplicação bem feita basta.
    Abraços á todos.

    ResponderExcluir
  32. Gostei de sua dica. Uma solução simples e já testada. Anotei para eventual necessidade. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Ei Janicce!
    Tanto tempo sem vir prosear, ando mesmo devagar com as visitas...
    Menina, eu estou com o meu alecrim assim todo branco, mas parece uma pontinha de cotonete, sabe?! Tenho podado direto e lavado em água corrente, mas logo volta.
    Será que o álcool e o vinagre dão jeito?! Vou testar.
    Obrigada pelo ensino!
    Um bejim e boa semana!

    ResponderExcluir
  34. Oi amehlia, não sei dizer ao certo só vendo mas parece que estas falando de mais uma dessas pragas de jardim. O acool ou vinagre serve para ajudar tirar um pouco da infestação mas não resolve o problema. Tens que passar algo. Senão a planta acaba enfraquecendo e morrendo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Olá á todos, estamos chegando ao final de mais um mês. Agradeço as visitas, e-mails e internautas que passam por aqui mesmo que rapidamente.
    Na medida do possível tento responder as perguntas, comentários ou então visito os blogs. Sempre com a intenção de dividir, partilhar ou acrescentar.
    Abraços á todos. E até o próximo post.

    ResponderExcluir
  36. Oi Janice
    mesmo tendo algumas plantas em uma apertada varanda, elas também adoecem. Vou seguir a sua dica, quando preciso !
    Feliz em estar aqui! bjo Zizi

    ResponderExcluir
  37. Estou tendo problemas com formigas em uma cerca viva de murta. Alguém sabe até que idade as plantas são atacadas? Obs: Elas já estão plantadas há um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é normal algumas formigas atacarem, o problema é o estrago que fazem. E as vezes até destróem as plantas. Hoje no mercado já existem produtos específicos para as formigas vendidos em agropecuárias. Obs: As murtas não tem idade para serem atacadas. O melhor é combater as formigas.
      Espero ter ajudado.

      Excluir