"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas". Goethe
Bom... nem sempre esse conteúdo faz bem as nossas plantas, mas faz parte conviver com essas intempéries. Um desses problemas é a cochonilha farinhenta.
Esses pontinhos esbranquiçados aí de cima, é a cochonilha. Pequeno problema que se não resolvido vira um problemão, para os nossos jardins.
Tem o aspecto esbranquiçado como se estivesse coberto de farinha. Suga a seiva até a planta enfraquecer caindo suas folhas. Quando a infestação é muita, passamos um pequeno pano embebido de alcool ou vinagre ajuda a planta a respirar tendo a recuperação mais rápida.
Mesmo após o fim da infestação, a cor branca permanece. Existem muitos produtos no mercado para acabar com esse inseto. O problema é que não são baratos e os frascos são pequenos. Geralmente vendem até 500ml. E isso não é o suficiente para o combate de uma planta de grande porte.
Só nessa parte aí de cima são 15 pés de murta. A metade deles teve esse problema. Deixamos com vocês uma receita caseira que resolve não só o problema das cochonilhas mas como de várias pragas de nosso jardim. E faz o mesmo efeito dos pulverizadores de jardinagem amadora. Receita caseira no combate de pragas e que não prejudica o solo:
100gramas de sabão de coco e 100gramas de fumo.
Preparo: Rale as 100gramas de sabão e adicione um litro de agua quente. Em outro recepiente rale 100g de fumo em pedaçinhos e adicione tbm um litro de agua fervendo. Deixe os recepientes em descanso até 3horas. Após esse tempo misture os dois ingredientes e adicione 5litros de agua. Penere para retirar os restos de fumo que fica na agua. E aplique o líquido direto nas plantas com o uso de um burrifador. Obs: Há pessoas que usam só o fumo ou só o sabão. Nós preferimos fazer os dois juntos pois uma borrifada bem feita já resolveu o problema.
Esse vaso de suculenta aí de cima tbm pegou uma doença que curei com essa solução. Tirei muitas pétalas. Essa foto foi tirada depois da sua regeneração.
Esse vaso de suculenta aí de cima tbm pegou uma doença que curei com essa solução. Tirei muitas pétalas. Essa foto foi tirada depois da sua regeneração.
Um bom começo de julho á todos.
Acasamadeira.
Receita caseira é bem melhor. O seu vaso suculenta está lindo!Que venha julho. Bjs
ResponderExcluirQue ótima dica e essas doenças devem mesmo merecer nossa atenção! bjs,chica
ResponderExcluirCopiei a receita! Meu marido gosta de sempre regar as plantas com água de sabão, mas é como você disse, com o fumo aumenta o poder de cura! Obrigada pela partilha! BJks Tetê
ResponderExcluirBom ainda não tenho um jardim , mas quando minha ksa ficar pronta quero ter várias... Receita anotada... Ótimo Julho para todos.... Bjos....
ResponderExcluirhttp://cantinhonailha.blogspot.com.br/?
Eunice, está correto, o seu nome é este mesmo??? De vez em quando eu tenho problemas com estas pragas, há mais ou menos uns dois meses ela atacou as minha roseiras (3) rsrsrs. Eu usei um inseticida apropriado, e resolveu rápido, mas realmente os inseticidas são muito caros, e se for usado em muitas plantas haja dinheiro. Eu apliquei 2 vezes, mas ainda vou fazer outra aplicação, só de garantia. Mas as roseiras já estão salvas, porque deram muitas rosas no mês passado. E tem um galho que ficou esbranquiçado mesmo, como vc falou. Mas quando acontece a infestação, se vc olhar bem vc vê uns bichinhos andando na planta, uns voam como se fossem um pó branco voando, enquanto uns verdinhos andam pela planta, parecem com um piolho verdinho. Eu não sei se eles eram espécies diferentes, ou se era uma metamorfose que eles passam. mas tinham dois tipos diferentes nas roseiras. Que bom que vc salvou as suas, pois as plantas estão bem caras também. Adorei as dicas do inseticida caseiro, não agride a natureza como os inseticidas químicos. Seja feliz com o seu lindo sítio, e a casa de madeira, que neste frio ela deve estar uma delícia. Um bj no seu coração
ResponderExcluirMuito interessante!
ResponderExcluirADOREI A DICA QUERIDA JANICCE, ADOREI SUA VISITA E VIM TE CONHECER E ADOREI ESTE CANTINHO JÁ ESTOU TE SEGUINDO POR EMAIL PARA NÃO PERDER NADA , BJSSSSS
ResponderExcluirOlá Janicce! Obrigada por partilhar essa dica caseira! Mas fiquei com uma dúvida... o que é o fumo? Um grande beijinho, Manuela.
ResponderExcluirOi Manuela, o fumo é o componente que algumas pessoas usam para fumar cigarro de palha até hoje. Mas tem alguns tipos de fumo.Esse que se usa no jardim para combater pragas tem 6cm e geralmente é um rolinho. A gente corta ele em pedaços. Compra-se em agropecuárias ou floras e tem que dizer que é para pragas de jardim senão eles vendem outros tipos. Ok?
Excluirabraços
janicce.
~ ~ Desejo que com sabedoria, calma e autoconfiança, saibas não só resolveres os problemas das tuas plantas, mas também os problemas da vida.
ResponderExcluir~ ~ Tudo do melhor, querida Janice. ~ ~
~ ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~ ~
Uma execlente dica, obrigado pela partilha.
ResponderExcluirBom domingo
Beijinhos
Maria
Não tenho soluções para esse problema, limito-me a fotografa-los. Já vi as joaninhas comerem essas cochonilhas, é o meio ambiente no seu equilíbrio perfeito.
ResponderExcluirBj
Oi... Gostei da sua visita...
ResponderExcluirPost muito bom sobre os cuidados com as plantas! É importante saber dessas "soluções"!!
Uma Boa Semana... Abraço
Olá Janicce
ResponderExcluirencontrei teu blog! Muito interessante. Sou apaixonada por plantas e sempre temos muito a aprender sobre cuidados. Um grande beijo!
Olá , vc deixou uma pergunta no blog sobre o custo da capa da maçã...
ResponderExcluirElas custam 12,00 cada , na minha lojinha virtual da Divitae tem descrições.
http://mocaflor.divitae.com.br/produto-76189-capinhas-para-maca
Tenha um otimo dia!!!!
Oi
ResponderExcluirTudo lindo por aqui!!
Parabéns amei seu blog!
Obrigado pela gentil e carinhosa vst.
Bjsss
Oi anjo! Obrigada pela visitinha no meu blog. Eu tb gostei muito do seu e menina eu ja tive esse problema certa vez e perdi a planta... se tivesse a sua dica antes...
ResponderExcluirBeijos grandes
Olá, Casa Madeira, venho agradecer o teu gentil comentário no blog Barlavento!
ResponderExcluirGostei imenso de ler este teu post, porque todos os anos pelo Verão tenho as minhas malvas infestadas com essa praga e nunca sei o que lhe fazer, vou tentar fazer esta mistura e aplicar nas minhas plantinhas, agora que já li a tua explicação sobre o que era o fumo...
Foi um prazer vir aqui e receber-te no meu canto!
beijos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Janice,que blog lindo.
ResponderExcluirAs plantinhas aqui de casa,costumam sofrer com umas
praguinhas assim tbm.
Como vc não achou o post da receita do Falso Prestígio,
eu vou deixar o link pra vc,depois confere a receita e o melhor
de tudo faça!
Um abraço. Cris.
http://euetudoquegosto.blogspot.com.br/search/label/Receitas?updated-max=2011-01-18T17:37:00-02:00&max-results=20&start=20&by-date=false
Que legal, adorei a dica.
ResponderExcluirTenha um ótimo fim de semana.
Si el remedio químico es caro y ustedes han encontrado otro eficaz,que bien y todos unidos conseguirán erradicar la plaga.
ResponderExcluirBellas suculentas!!!
Gracias por tu visita.
Besos de dos
Boa dica, eu só usava o fumo ...vou experimentar fazer assim como tu ensinastes.
ResponderExcluirboa semana! bjss
Hola Janicce!! Gracias por tu visita y amable comentario, me ha encantado tu blog, tienes un rinconcito de madera precioso. Comparto contigo el amor por la naturaleza, tienes unas suculentas muy bonitas, y os felicito por encontrar un remedio casero contra la plaga!
ResponderExcluirTe sigo por e-mail, no he visto gadget de seguidores de blogger.
Un beso
Eu adoro suculentas, as suas estão lindas.
ResponderExcluirAbraços!
Oi! Ainda não tivemos problemas com as cochonilhas lá no Recanto, mas as formigas... comem tudo o que tem pela frente, é desanimador. Tuas suculentas estão lindas! Bjinho!
ResponderExcluirOi Tiane realmente as formigas desanimam a gente. Aqui pelo sitio tive problemas tem épocas que fica mais forte os ataques. Costumava agir só com repelentes para algumas coisas até funciona; mas infelizmente para formigas o que resolve mesmo são produtos fortes. O problema é que tens animais. E aí o cuidado é redobrado. Mas como tu vais morar no recanto tem bastante coisas que não agride o meio ambiente e dá sim para combater. Mas atenção! quando têm muito foco delas não dá para deixar tem que fazer algo senão aumenta tbm tive esse problema kkk. Mas pra tudo tem solução. Um alento é quando vai se eliminando cada ano esses focos ficam mais fracos.
ResponderExcluirabraços
janicce.
É tão triste quando vemos nossas plantinhas tomadas pelos bichinhos que nem sempre conseguimos saber o que fazer,
ResponderExcluirBoas suas dicas , vou anotar _minha filha tem uma hortinha e precisa sempre .
um abraço e obrigada pela visita , estava fora retornando agora.
bons dias
Que bom que voltei e vim te visitar...
ResponderExcluirAdorei a tua receita,ela me será muito útil...OBRIGADA!
Beijo-te as palmas das tuas mãos abençoadas...
Estas pragas são a nossa maior dor-de-cabeça... Vivo especionando minhas plantas todos os dias, mesmo assim elas dão o ar da graça... Uso a calda de fumo, mas ainda não experimentei com o sabão, para mim uma novidade! Adorei o seu blog e grata pela visita! (((Abraços)))
ResponderExcluirOi! Na nossa casa de POA tb usávamos esta solução para acabar com as pragas e, com um pouquinho de persistência, conseguíamos e assim tb não se envenena muito o ambiente, né? Aquele favinho de mel, no vaso das suculentas, como conseguistes? É uma graça! (adoro miniaturas)
ResponderExcluirOlá Cris esse favinho comprei em uma floricultura em SP.
ExcluirSei que quando fui para lá trouxe coisas repetidas. Posso ver se trouxe mais desse, se quizeres posso te mandar. Como disses-tes é uma graça, mas enche de lesma então um só tá de bom tamanho kkk. O bom é que esse daí serve como isca.
Não sei se sabes que suculenta é para lesma; como gato é para catnip. Gatos enlouquecem com essa erva; e a lesma com suculentas para desespero de nós colecionadores. Fazer o que né?
Oi, olha vou tentar essa solução pra curar um cacto que tenho aqui em casa, se der certo te falo depois. obrigado por sua visitinha no meu cantinho viu. bjus
ResponderExcluirOlá pessoal; esclarecendo perguntas:
ResponderExcluir- Essa solução também serve para frutíferas
- É uma solução caseira nem por isso ha de se ter descuido o fumo mancha e a mistura pode causar irritação.
-O burrifafor de pressão é barato indíco este para ter em casa pois direciona o jato, e serve para fazer tudo, não esquecer do enxague. após seu uso. Esses outros acabam até molhando a gente.
-Existe inumeras pragras para algumas essa solução funciona, há de ser ver sempre qual o tipo que está atacando.
-Aplicação de 15 em 15 dias as vezes só uma aplicação bem feita basta.
Abraços á todos.
Gostei de sua dica. Uma solução simples e já testada. Anotei para eventual necessidade. Bjs.
ResponderExcluirEi Janicce!
ResponderExcluirTanto tempo sem vir prosear, ando mesmo devagar com as visitas...
Menina, eu estou com o meu alecrim assim todo branco, mas parece uma pontinha de cotonete, sabe?! Tenho podado direto e lavado em água corrente, mas logo volta.
Será que o álcool e o vinagre dão jeito?! Vou testar.
Obrigada pelo ensino!
Um bejim e boa semana!
Oi amehlia, não sei dizer ao certo só vendo mas parece que estas falando de mais uma dessas pragas de jardim. O acool ou vinagre serve para ajudar tirar um pouco da infestação mas não resolve o problema. Tens que passar algo. Senão a planta acaba enfraquecendo e morrendo.
ResponderExcluirAbraços
Olá á todos, estamos chegando ao final de mais um mês. Agradeço as visitas, e-mails e internautas que passam por aqui mesmo que rapidamente.
ResponderExcluirNa medida do possível tento responder as perguntas, comentários ou então visito os blogs. Sempre com a intenção de dividir, partilhar ou acrescentar.
Abraços á todos. E até o próximo post.
Oi Janice
ResponderExcluirmesmo tendo algumas plantas em uma apertada varanda, elas também adoecem. Vou seguir a sua dica, quando preciso !
Feliz em estar aqui! bjo Zizi
Estou tendo problemas com formigas em uma cerca viva de murta. Alguém sabe até que idade as plantas são atacadas? Obs: Elas já estão plantadas há um ano.
ResponderExcluirOlá, é normal algumas formigas atacarem, o problema é o estrago que fazem. E as vezes até destróem as plantas. Hoje no mercado já existem produtos específicos para as formigas vendidos em agropecuárias. Obs: As murtas não tem idade para serem atacadas. O melhor é combater as formigas.
ExcluirEspero ter ajudado.