"Independente de qualquer estágio que eu esteja,
Tudo na vida é um processo e leva tempo"
Olá! Tudo bem com você? A premissa deste blog gira em torno de o faça você mesmo, as nossas plantas e o ato de filosofar. Sob a estante deste mês de maio temos: A Vida dos Estoicos de Ryan Holiday, A Escola dos Deuses de Elio D'Anna, Consciência Quântica de Amit Goswami, Eckhart Tolle, O Poder do Agora. Seja curioso, não acredite em tudo; leve o que faça sentido para você e lembre-se de citar as fontes.
Estoicismo é uma escola, uma corrente filosófica que tem Epitecto, Zenão, Marco Antônio e outros como alguns pilares e princípios; acredito eu que podem ser aplicados se quisermos; exponho apenas gotas sobre essa filosofia, intercaladas com imagens do jardim em maio.
Para quem acompanhou o post de abril percebe-se que este mês os coloridos das flores estão caindo ao solo para dar lugar aos vários tons de verde; no mês que vem já é o inverno, então muitas plantas se recolhem para poupar energia, para suportar geadas e muita umidade.
Bela-Emilia plantada há 8 anos será a planta destaque deste mês de maio. Foi uma das plantas mais cuidadas aqui pelo jardim, ano após ano, nunca teve uma bela floração. Simplesmente do nada resolveu aparecer tanto em tamanho como floração.
Cuidei da Bela-Emilia por anos e só agora a planta resolveu que iria crescer e florir; comparo com um dos conceitos do estoicismo que expõe o controle, o que podemos controlar e o que não podemos controlar.
Embora não tenhamos controle sobre as circunstâncias, o tempo, o trânsito, discussões e guerras intermináveis, podemos influenciar nossas atitudes em relação a elas.
Com certeza há várias situações que nos tiram do sério, mas podemos passar pelas situações com serenidade e controle; isso nos auxilia no estresse, administração da ansiedade e principalmente nas tomadas de decisões.
Epicteto expõe que na vida não se trata de evitar feridas, mas de não se entregar a elas. Filtrar o que dá certo e o que não dá certo. Por um aspecto parecem princípios tão singelos, mas eu esqueço algumas vezes k.
O Estoicismo nada mais é do que uma orientação de emoções; Ajustes que podemos fazer para nós mesmos, para não sofrermos tanto. O mal do sistema e do mundo sempre existirá.
No limite digo a mim mesma: O que isso quer me mostrar? Costumo pedir ao universo que me traga a melhor escolha dentro das escolhas possíveis...
Cuidamos do jardim quando dá, entre as folgas e feriados; em um determinado ponto as plantas se viram sozinhas. Essas samambaias cresceram nesse local espontaneamente.
Segundo Epicteto, a verdadeira liberdade não está em opiniões alheias e na vontade dos outros; devemos buscar o que faz sentido para nós e o que nos faça bem.
Para aqueles que não tem muita prática com plantas, as Espadas de São Jorge e seus vários tipos são lindas e são ótimas opções para se manter em qualquer espaço.
Os estóicos olhavam para as dificuldades como oportunidades de crescimento; é complexo, principalmente quando dói na gente.
O ato de começar de novo, e repetidas vezes, algo que nos faz bem é uma Arte. Os estoicos não apenas discutiam filosofia, mas eles tentavam aplicar em suas vidas diariamente; qualquer jornada que se propõe não é um caminho simples; A grande questão é... aprenda a lidar com sua dor, para não ferir aos que não tem nada a ver com nossos dilemas.
"Não posso controlar o que pensam ao meu respeito,
O som alto que vem da casa ao lado, os latidos dos
cães sem controle, a insensatez alheia ou a falta de amor,
Mas posso controlar a mente caótica do que sinto, em
Relação a elas."
(reflexões aqui do meu jardim).
PAZ E BEM a ti, que todos esses anos
frequenta nossa casa.
Uma boa entrada de mês de maio.
CasaMadeiraJardinagem.
Ah, Janicce, adoro seus posts! Obrigada pelas imagens do seu lindo jardim e pelos pensamentos e citações inspiradoras.
ResponderExcluirNessas imagens, adoro especialmente a sensação de frescor de um jardim verdejante e das lindas flores azuis.
Obrigada também pelos seus comentários no meu blog. Agora, 1º de maio, ainda vejo neve pela minha janela e o lago está coberto de gelo. O inverno foi longo, a neve caiu e ficou já em novembro. Podemos muito bem dizer que a neve cobre as paisagens durante 5 meses. :)
Desejo-lhe lindos dias de outono. Grandes abraços!
Oh, Janicce, I love your posts! Thank you for the images of your beautiful garden and the inspiring thoughts and quotations.
In these images, I especially love the fresh feeling of a lush, green garden and the beautiful blue flowers.
Thank you also for your comments on my blog. Now, 1st of May, I still see some snow from my window and the lake is covered by ice. The winter was long, the snow fell and stayed already in November. We can well say that the snow covers the landscapes for 5 months. :)
I wish you beautiful autumn days. Big hugs!
Qué gusto da pasear, aunque sea cibernéticamente, por tu jardín, tan bien cuidado, tan frondoso, tan apacible.
ResponderExcluirObrigado, Janicce.
Pasear por tan precioso jardín en cualquier época de año es un placer Janicce, también lo es leer todas las reflexiones.
ResponderExcluirAbrazos.
É uma alegria a cada início de mês, passar aqui e ver gotinhas de filosofia aplicadas nas palavras soltas pelo maravilhoso jardim! Sempre lindo aqui!Adorei passear estoicamente aqui! beijos, feliz MAIO! chica
ResponderExcluirÉ sempre um enorme gosto entrar no seu jardim filosofal e sair daqui em grande bem-estar. Muito grata, amiga!
ResponderExcluirBeijinhos e bom mês de Maio!
Beautiful garden.
ResponderExcluirBoa tarde Janicce. É muito bom, contemplar seu maravilhoso jardim. Vi que no RS, chove bastante. Espero que esteja tudo bem com você e sua família. Grande abraço carioca.
ResponderExcluirEstou absolutamente encantada por seu jardim. O vi no mês passado, 01 de abril e ele estava vermelho, intenso, rubro. Neste mês de maio, como se estivesse se preparando para o inverno e guardando energia , ele apareceu verdinho, com exceção das bela- Emília ( flore que eu não conhecia) que tem um tom de azul lindo, suave como o azul do céu e floresceu surpreendentemente, como nunca antes.
ResponderExcluirE comparar as flores e o seu jardim com os conceitos filosóficos foi incrivelmente sábio. Conheci com você, hoje, os princípios do estoicismo, e realmente ter o controle das emoções para não cairmos neste sistema caótico é difícil demais. É preciso muito auto controle, consciência dos atos e do que o futuro nos reserva. Pensar no futuro me causa muita dor e uma ansiedade generalizada que estou tentando controlar com o ciclismo. É uma longa história!!
Ahhh também adoro as espadas de São Jorge! Eu não tenho jardim em casa, mas tenho vários vasos e espalhei as espadas em alguns recantos da casa.
Foi surpreendente estar aqui nesta tarde querida, muito obrigada pelas belas lições. As obras que indicou no inicio do artigo já estão na minha lista de leitura. Fabuloso!!
Beijos e um lindo mês de maio em meio ao seu lindo jardim!! :)))))
Que publicação maravilhosa. Amei :) Obrigada pela partilha
ResponderExcluir.
Ausência Silenciosa, liberdade suspensa
Beijos. Um ótimo mês de Maio.
Janicce cada primero de mes esperando tu publicación, siempre disfruto de tu Jardín y tus pensamientos me hacen pensar, siempre es un placer querida amiga, feliz Mayo
ResponderExcluirQuerida Janicce, precioso jardín, te felicito por el tiempo que le dedicas, se ve tan bonito.
ResponderExcluirAbrazos y besos, que tengas un feliz día
Olá, amiga Janice!
ResponderExcluirExcelente postagem aqui partilha. A natureza é sem dúvida maravilhosa.
Neste caso em concreto, se realça a beleza das plantas.
Gostei do post, minha amiga.
Agradeço a visita e gentil comentário no meu cantinho.
Deixo os meus votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
É sempre com enorme prazer que se entra e passeia neste teu Jardim, Janice. Delicioso momento.
ResponderExcluirParabéns.
Beijo,
SOL da Esteva
Tu jardín siempre me enamora. Te mando un beso y te deseo una buena semana.
ResponderExcluirZdravím, vše je moc krásné. Zahrada i myšlenky.
ResponderExcluirLindas as fotos, Janicce; e sábias as colocações que nos deixaste. Filosofia e beleza: uma combinação muito grata à nossa alma; obrigado! Meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirLinda publicação como sempre. Um jardim inspirador! Espero que esteja tudo bem com vc e sua família. Rezando por todos do Rio Grande do Sul. Abraço.
ResponderExcluirJanicce, te deseo un feliz día, que lo pases maravilloso.
ResponderExcluirAbrazos y besos mi querida amiga
Es un gusto visitarte y disfrutar tanto de tu lindo jardín como de tan hermosas citas y reflexiones.
ResponderExcluirUn abrazo.
Love the garden photos and the philosophical talk. I have read and agree with so much you say. My favorite thing I try to remember to do is stay present in the moment. That is where truth lives otherwise, it's just memory of the past or trying to plan for a future. Right now is joyous.
ResponderExcluirHola Janicce, es un placer pasar por tu espacio y disfrutar de este hermoso jardín, que cuidas con tanto mimo, y esmero. Ahora en la Primavera da gusto ver como todo está en su máximo esplendor.
ResponderExcluirUn cálido abrazo
Love your garden and beautiful photos.
ResponderExcluirHappy Monday!
Un post ejemplar teniendo como fondo las plantas y so manera de controlar los embates del cliima metáfora que el ser humano debe aprender para manejar su vida , a través de los principios c fundamentales de la escuela estoicismo
ResponderExcluirUn abrazo
Carlos
Querida amiga, hermoso jardín, muy bellas las fotografías.
ResponderExcluirTe deseo de todo corazón un hermoso día,
Cariños y besos linda
Oi. Vim matar saudade desse canto tão bonito e de você tbem. Bju
ResponderExcluirQuerida Janicce,
ResponderExcluirSempre que visito o seu blog sinto uma paz imensa vendo a natureza tão bela e acolhedora desse jardim. Existem momentos que só desejamos ter a paz de um dia tranquilo e com certeza a natureza nos trás isso.
Um beijo!