.

.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lesmas

                                               "Prá onde foram essas lesmas?
                                                 ...De corpo a corpo se esgueiram lentas
                                                 como a eternidade.
                                                 E rápidas como madrugadas". (S. Matos)

Quando gostamos de algo passamos por cima dos obstáculos.
Por exemplo: animais dão trabalho mas quase ninguém que ama comenta da parte suja, e até mesmo constrangedora e que causa um certo nojo. Bom... quem já viu um gato vomitando uma bola de pelo sabe do que estou a me referir. 
Com as plantas não é diferente existem várias pragas mas o que nos causa um certo nojo são as lesmas com suas características gosmentas, fluídicas e de fixação.

Passeios noturnos pelos vasos do sitio:


Há vários produtos no mercado. Mas tem épocas em que as lesmas aparecem em maior quantidade. Pode-se dizer então: três lesmas por metro quadrado já é considerado muito. Proliferam-se rápido. Se não cruzarem com nenhum sal,  duram em torno de 20 meses.


Essas danadas, amam suculentas!  Em uma só noite devoram quase tudo. Então faça uma catação manual. Pois isso acaba a diminuir a infestação, chegando ao ponto de não ter quase nada ou muito pouco. Em outros países a lesma faz parte do cardápio aqui no Brasil já é usada na cosmetologia. Faz parte da natureza.


Existem os controles químicos ou naturais tudo é uma questão de escolha e consciência. Sua composição é 80% de água por isso quando jogamos sal ela se desidrata.


Por aqui usamos: iscas de cerveja; ou a infusão de losna que é excelente; ou cinza ou o sal.
Testamos chuchu com um pouco de sal também deu certo.
Para quem prefere os granulados específicos para matar a lesma; já existem os que podem ficar na chuva. Coloque em um recipiente raso para não jogar diretamente no solo.


Isca de cerveja: colocar em um recipiente raso um copo de cerveja e uma colher de sal, enterrá-lo de forma que a altura da borda fique no nível da terra. Elas são atraídas com o cheiro da cerveja caem e morrem. Losna (repelente): um litro de água fervente e 30 gramas de folhas de losna. Tapar e deixar durante 10 minutos. Depois diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas e solo. Duas receitas de grande eficacia.

Embora tenhamos algum certo desconforto com essas pequeninas, outras nem tanto; fazem parte deste imenso ecossistema e para quem tem plantas, verduras e etc, em algum momento acaba sendo difícil o manejo mas temos que lidar, pois é algo normal e natural  as vezes nojento, principalmente quando se joga sal, kkk.  Mas tudo é uma questão de como vemos o que gostamos de ter ou de fazer.


setembro e o começo da primavera

Vamos trocar Experiências, Dicas ou Histórias?

Bom mês de setembro á todos e uma boa entrada da primavera.
Paz e Bem.
ACasaMadeira.

32 comentários:

  1. Que as lesminhas deixem as plantinhas em paz e que tudo fique lindo! Boas dicas deste! bjs e lindo setembro! chica

    ResponderExcluir
  2. Quando eu morava em casa e tinha fogão à lenha fazíamos assim, em volta das plantas colocávamos uma fileirinha de cinzas e, assim como o sal, isto repelia e (para as mais ousadas) exterminava as lesmas e caracois. Além da cinza ser um adubo natural.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no mato é muito seco e nunca vi nenhuma lesma , nem formiga cortadeira...já na casa da cidade é úmido , no inverno meu quintal não pega sol e as lesmas e caramujos aparecem e detonam tudo...coloco sal grosso.
    vou experimentar outras dicas!
    Lá no mato tenho muitas formigas miudinhas, aquelas que fazem um morro, não consigo terminar com elas!

    uma bela semana! bjsss

    ResponderExcluir
  4. Aqui tem lesma mas nunca vejo. Comecei uma criação de pato e para minha surpresa uma amigo pediu dois patos emprestado para limpar a horta deles. Ele disse que os patos comem lesma.
    Tu sabe que aqui tenho dois pés de jambolão com ose chamam por aqui e realmente caem muitas folhas. Tem um mês que se poda os galhos e não dá frutos e cai pouca folhas. Só me falta descobrir qual mês, assim que souber te falo.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. ~ ~ Só conhecia a isca da cerveja, mas sem sal.

    ~ ~ A ideia de patos para limpar as hortas, é engraçada!

    ~ ~ Em Setembro, os nossos dias vão ficando notoriamente mais curtos e anunciam o começo do Outono.

    ~ ~ No campo, é tempo de se encherem os celeiros com cereais, tubérculos, bolbos, fruta fresca, também desidratada e amèndoas.

    ~ ~ ~ ~ Dias lindos, aprazíveis e felizes. Muitos. ~ ~ ~ ~

    ~ ~ Abraço amigo. ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Ai, vou confessar que as lesminhas me dão um pouco de aflição, mas devemos sim respeitar sua existência, rsrs.
    Sobre o seu conselho, vou sim investir no quintal aqui em casa, também acho que vai fazer um bem danado para todos :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa quando as danadas estão de mais , me obriguei a
    jogar sujo com elas , recorrendo á um granulado que foi tiro e queda paras sa danadinhas, minhas suculentas estão a salva até a época das chuvas.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber mais das suas plantinhas e também das tais lesmas... Puxa, não é brincadeira lidar com pragas... Mas você tá superexperiente!

    Um abraço e até a próxima...

    ResponderExcluir
  9. Ti ringrazio tanto della visita!!
    E' un piacere per me passare dal tuo blog!!
    Un saluto dall' Italia,
    Annarita

    ResponderExcluir
  10. Além de nojentas ainda fazem um estrago nas plantinhas.Essas dicas são ótimas aliadas.
    Tenha um lindo e abençoado setembro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Amei saber todas essas coisas sobre plantinhas e lesmas...
    Não conhecia teu blog
    Vim te convidar para participar de um mosaico que eu coloquei lá no blog. Participe com três posts do seu blog que mais você gostou de ter feito.

    Te espero lá.

    ResponderExcluir
  12. Como siempre, preciosas imágenes! Te deseo feliz mes de septiembre y que disfrutes la entrada de la primavera rodeada de este espacio tan maravilloso!!
    Un beso

    ResponderExcluir
  13. nossa, em uma noite?! afff são nojentas msm....
    aqui as vezes tem aquelas pragas, lesmas com cascos enormes, que veio da África mas foram infectadas e por isso são super perigosas para nos causar doença... dá-lhe sal rsrsrs
    obrigada pelas dicas.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Passei por acaso e gostei muito...e achei o post muito interessante...vou voltar!
    Bom domingo
    Maria

    ResponderExcluir
  15. Excelentes dicas, não gosto mesmo nada de lesmas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  16. unas fotos preciosas....¡¡¡ muchas gracias por pasarte por mi blog... besosss y feliz semana

    ResponderExcluir
  17. Sim, eu achei o post meio nojento, ainda mais quando diz que se come lesmas. Quem? (rs*). Noutro dia soube que os escargots de borgonha são colocados em jejum por cerca de 5 dias. Durante esse período e dependendo do criador, os animais serão alimentados apenas com água, vinho branco ou ervas aromáticas como agrião, salsa, cebolinha... São temperados vivos!
    Aqui na minha região, vivemos um fato estranhíssimo com o crescimento desordenado de caramujos. São perigosos para a nossa saúde e, será que essa isca de cerveja funcionam ou darão apenas uma temperadinha? :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Excelentes dicas! Mas elas sao nojentinhas ne? rsrsrsrsrsrs
    Mas , as fotos estao perfeitas!
    Bjs e otima semana!!!
    Eu queria te seguir, mas nao vejo a barra de seguidores! Venho do mosaico da Carmem.

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Obrigada pela visitinha! Comenta sempre lá viu!!
    Prefiro sem as lesmas, kkk
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelo carinho la no Blog!
    Como sou muito curiosa fui conhecer Wassily Kandisnky. Adorei a historia dele e suas telas. Ele gostava de pintar imagens abstratas. Tem algumas caracteristicas da Arte Zentangle. Vou ler mais sobre ele e sua arte. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi querida
    (não vejo aqui teu nome)
    Obrigada por participar do mosaico! Eu tenho suculentas e graças a Deus até agora não apareceram caramujos!
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Quando moravamos na Noruega nossa jardim era grande e tinhamos grandes problemas com elas. Comiam tudo... Alias, na Noruega tem tantas que comecaram a mutar. Ja cheguei a ver lesmas do tamanho do dedo maior, um horror. Mas as de lá nao levam casinhas kkkkkkkkk. Beijos anjo

    ResponderExcluir
  23. Apesar do nojo... ótimo post. Nunca pensei que um dia iria ler num blog algo sobre lesmas... adorei!
    Vim retribuir sua visita ao meu blog. É bem-vinda!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  24. Olá Janice
    Acabadas as ferias, é altura de voltar ao convívio com os amigos/as.
    Em Portugal, não se chamam Lesmas, mas sim Caracóis, e são um piteu bem apreciado na altura do verão, sejam elas cozidas ou assadas (as que são maiores e se chamam Caracoletas).
    As Lesmas, não têm "a casa as costas" ahahaha
    Tanto umas como as outras, são uma "praga" para as culturas, roem tudo, e quando vejo os meus catos roidos por elas fico bem chateada...:-(((
    Um beijinho grande e obrigada pela visita.
    Teresa

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Minha mãe sofre com lesmas em suas plantinhas. Nos últimos meses, matou tantas, tantas que estava enjoada. Lá na Caverna Real não têm muitas pelas plantas, mas em compensação, sofro com formigas. Se não ficar espertas elas cortam tudo que aparecem na frente. Mal o tempo esquenta já tenho que começar a usar formicidas, pois elas acabam com os pés de Hibisco num dia.
    Mas quando amamos, nem achamos que é trabalho. A vida toda, sempre tive cachorros - cheguei a ter 12 e no momento 4 e sempre ouço - nossa, dá tanto trabalho! Pra quem? Pra mim, não dão trabalho, faço com tanto amor que não consigo ver o trabalho de quem fala.

    Um lindo dia pra vc e feliz Primavera!!!!

    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  26. No hay nada tán bello y hermosos como la propia Naturaleza!!

    Gracias por compartirla

    Abrazos Victoria

    ResponderExcluir
  27. As lesmas em demasia sempre castigam o meu "quase' jardim. Vou testar as soluções indicadas pela "Casa de Madeira"!

    ResponderExcluir
  28. Olá Janice.
    O grande problema com as lesmas e a sua proliferação. São tão ágeis que não precisam de parceiros para se reproduzirem. Uma lesma solitária será em poucas semanas um exército gosmento. Indico para a catação manual que não usem sal, pois é nojento e inflige ao animal um sofrimento longo. Use em um balde d'água um copo de água sanitária. Vá catando e mergulhando-as nessa mistura, no outro dia é só cavar e enterrar. A água sanitária nessa quantidade não prejudica o solo.
    E por mais que se elimine elas continuarão fazendo parte deste mundo diverso, pois vivem em todos os lugares matos, brejos, campos úmidos. São bichinhos da natureza como dizia meu netinho aos cinco anos, mas atormentam quem tem horta ou flores.
    Foi mais uma vez delicioso viajar em teu blogue, e ao sair desejo a todos muita saúde e paz.
    Com carinho recebas um respeitoso abraço.
    Prof. Pedro.

    ResponderExcluir
  29. Realmente são nojentinhas as lesmas. Mas os caramujos eu acho bonitinhos kkkk. Gostei do que li aqui, pois aprendi. Beijinho.

    ResponderExcluir
  30. Aqui na minha casa as lesmas gigantes estão me deixando louca não sei oque fazer para termina com essa praga.Se fosse no quintal eu não dava muita bola mais a minha casa é de madeira e elas andam por cima de tudo .Eu tenho uma bebê que comeu a metade de uma semana passada ui que raiva e nojo que eu to

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! nossa mãe...
      Geralmente as lesmas procuram lugares secos para se esconder então quando é muito úmido realmente casas de madeira são um verdadeiro refugio para elas.
      Por aqui fizemos catação manual mesmo... colocamos uma luva e mãos a obra a cada ano diminui bastante.
      Mas nas agropecuárias existem bons anti lesmas se colocam em vários locais no terreno e elas comem e morrem; só tem um porém isso são venenos eles realmente acabam com as lesmas mas tem que ter cuidado com animais e tens um bebê cuidado redobrado! tem alguns até que podem ser usados na chuva. Neste teu caso sal não vai adiantar...
      Obs: Quando se tem bebê em casa tem que ter muito cuidado com esses venenos; se não puder controlar não os use, são perigosos. Procure dicas mais simples como a da cerveja etc;
      Espero ter ajudado, abraços....

      Excluir
  31. As lesmas que aparecem em meu quintal, não são do tipo "caracol". Elas adoraram devorar todas minhas mudas de macaxeira e, de quebra, atacam minhas açucenas (aquelas de bulbo, parecendo cebola..). Só quando chega o verão Amazônico (junho a novembro), é que elas, digamos, "hibernam".

    Abraços.

    ResponderExcluir