.

.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Gerâneos, Geraniums, Geranien

                                    "Tendo em conta as condições de que dispõe
                                       E na medida do possível, é a Natureza que
                                       Faz sempre as coisas mais belas".
                                                                                         (Aristóteles)


Derivados de espécies nativas da Africa do Sul, existem mais de 70 tonalidades. No Brasil são de dois tipos. Erétos e Pendentes.
                  
                           Pelargonium Peltátum - Gerâneo Pendente.

                         Existem em uma infinidade de cores. 

                 Geralmente são vendidos nesses pequenos vasos.

             O Gerâneo pendente suas folhas são mais brilhantes.

           Quanto mais limpar as folhas secas e flores, mais brotos virão.

      Aqui no sitio é usado esse tipo de gotejamento em garrafas de vários tamanhos. O solo fica levemente úmido. 

          Gostam de misturas rica em matéria orgânica. Rico em fósforos.
       
                        De vez em quando adiciono 4-14-08 - fertilizante.

                    Os Gerâneos são plantas Semi-Suculentas. Atraem muitos Beija-Flores.

                      Pelargonim Hortorum - Gerâneo Eréto.
                      Folha Aveludada e Perfumada, em forma de ferradura.

               Pendentes ou Erétos crescem mais de 70cm de altura.
               Sua floração são em climas mais quentes como primavera, verão mas tbm florecem no inverno.

Estes são alguns exemplares aqui do sítio. São plantas que não requerem muitos cuidados.


                                       "Concedei-me, senhor a Serenidade necessária
                                         Para aceitar as coisas que não posso modificar,
                                         Coragem para modificar aquelas que posso e
                                         Sabedoria para distinguir uma das outras".


Alguns a chamam de Oração da Sabedoria outros Serenidade. Que esse novo ano possamos buscar cada um a sua maneira uma reinvenção para nossas buscas.

Um bom começo de janeiro á todos.
PAZ E BEM é o que deseja a casademadeira. 
                                          

73 comentários:

  1. Gosto muito de gerânios e me remetem à infância, casa de uma tia-avó...Depois, quando tinha casa, sempre os tinha por perto! São alegres! Gosto de vir aqui: sempre encontro uma joaninha,rs... Linda essa oração!

    Vim desejar um lindo e bem abençoado 2017! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Bom ano novo!!
    Adoro gerânios e seu colorido! O erétos tem um cheirinho que não me agrada, mas o efeito colorido dele, num jardim, é deslumbrante! Sempre sonhei em ter uma floreira numa janela, com gerânios pendentes e realizei meu sonho aqui!
    Amei o sapinho com as perninhas compridas, de cordão eu acho, né?! Muito simpático! Ele es todos os outros enfeites!
    Feliz primeiro dia do ano!
    E uma boa e tranquila semana!
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso!
    Adoro gerâneos! Uma flor que se encontra em tantas e bonitas cores... e super resistentes às condições mais adversas... sempre florindo quase todo o ano!
    A flor ideal, para celebrar o começo de um novo ano, com muita resiliência perante as adversidades e óptimismo através das suas cores!
    Deixando um beijinho! E os meus votos de um Feliz 2017, para si e todos os seus, Janicce!
    Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Que o NOVO ANO nos traga: Paz, amor, alegria, fraternidade, harmonia, sucesso, prosperidade, fé, e muita esperança...E que continuemos juntos.

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. As plantas em si, até conheço mas o nome nem me passa pela cabeça, gosto imenso da diversidade das cores.
    Nada melhor que começar o Novo Ano com um post cheio de carinhosas palavras.
    Beijinho Janicce.

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de Gerâneos e também tenho em casa algumas espécies. São flores muito alegres e têm a característica de afastar os insectos.

    Sua casa continua maravilhosa!

    Um bom ano com muita PAZ!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Me encantan los geraneos, en mi terraza tengo varios.
    Feliz Año Nuevo, lleno de Paz.

    ResponderExcluir
  8. Que bom! Flores para iniciar um bom ano.
    Que 2017 seja bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Plantas que dão flores são um encanto. Eu adoro !
    Ainda não tenho uma dessas aqui.
    Também lhe desejo um feliz 2017 repleto de saúde e felicidades !!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Sempre me lembro de haver essas flores em minha casa e aqui também tenho na varanda. São flores que realmente são resistentes e não requerem grandes cuidados. Aqui na minha zona chamamos-lhes "sardinheiras", julgo que por causa do cheiro forte e um tanto desagradável.

    Um bom 2017 Janicce, para si e a sua família:)

    ResponderExcluir
  11. Geranios……me lembram muito minha infancia na casa da minha avó paterna.
    Ela tinha muito deles no seu jardim.

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  12. Amo gerânios, Janicce, antes encontrávamos em toda parte, agora estão sumidos, gostei de vê-los aqui, com suas explicações...
    Desejo que 2017 seja pleno de realizações, com muita saúde, amor e alegria, Janicce, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  13. Começar o ano com o perfume e a cor das flores.
    Bom Ano de 2017!

    ResponderExcluir
  14. Tenho alguns na varanda, por aqui vulgarmente chamamos sardinheiras :)
    Beijinhos e votos de um feliz 2017

    ResponderExcluir
  15. Que lindas as suas flores! Eu sou apaixonada por elas!
    Obrigada pela sua visita. Desejo que 2017 lhe traga muita alegria e inspiração!
    Um beijo, Inês

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito dessas plantas, por serem "práticas" e pela variedade de cores :)
    No meu país é costume chamar-se Sardinheiras ;)
    Beijinhos e Bom Ano :D :D

    ResponderExcluir
  17. Plantas maravilhosas que fazem belos recantos!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Também gosto de gerânios e tenho o prazer de ler como você gerânios em flor tão lindamente consegue manter :-)

    Eu também quero ter todo o bom e belo desejo na nova dt começou no ano de 2017.

    Atenciosamente, Helma

    ResponderExcluir
  19. Um post colorido e lindo para começar o ano.
    Adoro gerânios.
    Bom Ano!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  20. Adoro estas flores! Não vejo a hora de chegar a primavera...

    ResponderExcluir
  21. Olá Janicce!
    Os gerâneos, os das folhas peludinhas e perfumadas, fazeram parte absoluta da minha infância. A minha mãe tinha muitos vasos deles, em um corredor no quintal da nossa casa. Eram de várias cores, tão belos, tantas flores.
    Eu gostava de conversar com eles, era por volta de 1970, eu tinha seus anos ahaha. A minha irmã, mais velha, tinha vergonha de ver a irmã caçula, eu, falando com as flores. Inconformada, reclamava com a minha mãe, que não ligava e ria.
    Estão lindos os seus gerâneos. Adoravel post, querida.
    Um feliz ano novo! Com os melhores votos. Beijos e forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Ofereço-te boas razões para te mudares mas olha que também tens ai um lindo jardim. Quando quiseres vir de férias, tens aqui um canto lindo.
    Um excelente ano para ti bem como para todos que te rodeiam. Que possamos chegar ao final e dizer que foi o melhor ano. Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  23. E como a natureza faz sempre as coisas mais belas! Maravilhosas! As mais extraordinárias!
    Bom dia, Janicce; que bom falar com vc!
    Fiquei tão feliz em recebê-la! Estou bem mais aliviada e feliz por saber que agora terei um pouco mais de disponibilidade para estar/visitar minhas comadres queridas e seus cantinhos com essa deliciosa atmosfera de "lar doce lar"!
    Seus gerânios estão um verdadeiro encanto!

    Tbm tive as minhas perdas, comadre, e sei bem da sua dor... Mas como bem disse, com fé e à passos firmes vamos seguindo, né? Deus é conosco!

    Vamos juntas, querida, e te espero no meu novo cantinho, viu?
    Bj enorme e que Deus lhe dê um 2017 maravilhoso! <3
    http://meudocelaratelie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Excelente foto/reportagem!
    Desejo um ano maravilhoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá querida Janicce, td bem? Feliz ano novo pra vc!
    Que linda espécie de flores, já tinha ouvido falar de gerânios, mas não conhecia a sua beleza. Te desejo uma ótima semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Muito bonitos sem dúvida.Adorava
    ter espaço ara ter muitas plantas.
    Desejo que se encontre bem.
    Bjs.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  27. Preciosos geranios que por estas tierras tanto abundan, ya que soportan muy bien los calores.
    ¡Feliz y próspero 2017!
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  28. Acho os gerânios lindos, principalmente quando estão em floreiras, alegrando e colorindo as janelas.
    Um excelente ano à você.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  29. Que lindos! também tenho na varanda, mas com poucas flores, talvez precisem de fertilizantes ou de lhes mudar a terra ! as plantas são muito carentes de amor :)
    deixo beijinho na casinha de madeira
    Angela

    ResponderExcluir
  30. Qué bonitos tienes los geraneos, cómo se nota el tiempo y mimo que dedicas a las plantas!
    Que tengas una feliz semana, un beso!

    ResponderExcluir
  31. Lindos, os vermelhos são mais resistentes!

    um belo ano pra ti querida bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  32. Que neste ano e, em todos os dias, a tua vida seja assim, colorida e perfumada como as flores!!! Um abraço...

    ResponderExcluir
  33. Lindos.! Os gerâneos valeu as dicas de como cuidá-los para mantê-los sempre lindos. Te desejo muitas vitórias em 2017.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Janicce!

    BOM ANO NOVO! Essa é a 1ª vez que passo por seu blog, portanto que te contacto, daí minha saudação e meus votos sinceros.

    Nunca tinha ouvido antes falar de gerânios, mas aqui eu aprendo imenso sobre natureza, jardins e até casa.

    Pelo que entendi, os gerânios se dão em qualquer estação do ano, e não são precisos mtos cuidados, o k é excelente pra gente que tem pouco tempo pra essas atividades.

    Você dá dicas mto apreciáveis pra quem tem jardim ou não tendo, gosta de cuidar desse tipo de coisas.

    Gostei imenso das fotos, que você apresentou aqui, tal como dos pensamentos apresentados. A Natureza é benevolente e perfeita, sem dúvida alguma.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  37. Janicce, boa noite!
    Estou sentindo os aromas das flores, tão delicadas, de gerâneo e aproveito para te dar um beijinho e desejar uma ótima semana.
    Dias com muitas alegrias, querida!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!
    Tenho os pendentes, o ereto ainda não e nem sabia que tinha dessa espécie (adorei!).
    Os meus estão com flores e também estavam floridos no inverno. Estão muito compridos e sempre ficamos admirando as tantas tonalidades que têm.
    Os seus estão lindos, parabéns!!!

    Que este ano seja de muita paz e prosperidade.
    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
  39. Estupendas imágenes...Feliz año..un saludo desde Murcia...

    ResponderExcluir
  40. Querida amiga. Espero que estejas bem....Tenho andado um pouco afastada da blogosfera, pois o trabalho tem sido muito e todos os tempos disponíveis são para a quinta. Tenho a minha profissão de analista clínica e depois é só quinta. Já vamos com com 230 oliveiras, com a enorme estufa de cactus e uma enormidade de plantas. Tudo isto dá imenso trabalho, pois há muito para cuidar e tratar. É sempre bom saber-te por aqui a dar boas ideias como estas que aqui tens e que vou aproveitar sem dúvida. Obrigada por tão boas partilhas e que a " Casa de Madeira" nunca acabe.

    Beijinhos de amizade da Gota de Vidro (Graça)

    ResponderExcluir
  41. Olá Janice
    Acho lindo gerânios, e ainda não tive esta plantinhas, qualquer dia compro ou pego mudas da mae para ver como é, o que mais gosto são este minis bouquets com uma floração tão generosas.

    Bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Feliz ano também!. Gosto muito dos geraneos. Eo tenho das duas clases pero aquí é inverno e temos ata - 6Cº pero están protegidos com a manta térmica ata que melhore o tempo. Os que nos mostra están moi ben neses testos de cerámica e cas figurinhas ao lado. O da botella de auga invertida é algo que ja conhezo mais non uso porque estou atenta ao rego cada día. Mas se vou de viaje, sí que utilizo ese sistema. Grazas pola visita. Um abrazo!

    ResponderExcluir
  43. Ah minha amiga do peito, obrigada pela visita, fiquei tão feliz! Prometo que vou voltar e peço a Deus que me ajude a cumprir a promessa! Sabe que às vezes penso: voltar para quê? se desapareço por tanto tempo, que todos os amigos já se esqueceram de mim e não voltam mais...
    Adorei os seus gerâneos, sabe que também tenho na minha varanda e cuido muito bem deles. Tenho vermelhos e cor de rosa, lindos, este ano estiveram tão viçosos, que todas as amigas gabavam e pediam uma muda...
    "Concedei-me Senhor a serenidade necessária
    Para aceitar as coisas que não posso modificar,
    coragem para modificar aquelas que posso e
    sabedoria para distinguir umas das outras."
    Nem imaginas, Janice, como estas palavras me tocaram a alma. Bem hajas! E um bom ano para ti e todos os teus. Eu quero que este ano seja aquele em que tenho força para dar volta à minha vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Son muy lindos los geranios. Tengo algunos, pero siempre acaban muriendo a causa de unas larvas que crecen entre la tierra y destrozan las raíces.
    Salu2.

    ResponderExcluir
  45. OLÁ JANICE
    Que lindo o gerãncio a natureza sempre bela. Passando para te desejar um feliz começo de ano muita paz amor e saúde para vc.

    ResponderExcluir
  46. Olá Janice. Tenho bastantes dessas flores nas floreiras do meu apartament, só que aqui damos-lhes o nome da sardinheiras. São muito resistente e podem ser replantadas " de estaca" como aqui dizemos, quer dizer, cortamos um ganinho, fazemos um buraco na terra e plantamos; se estiver calor temos que regar a muda com frequência. As minhas floreiras não têm cobertura e mesmo assim elas resistem ao frio e geada do inverno; apesar de viver em apartamento, tenho bastantes plantas em vaso e nas floreiras; gosto também muito de azaleias e tenho várias. Gostei muito deste post colorido, pois aqui hoje o dia está cinzento, com chuva e muito frio. Um beijinho e obrigada.
    Emilia

    ResponderExcluir
  47. Corrigindo..apartamento, resistentes
    Esqueci-me de dizer que gostei muito da oração da serenidade. Muito bonita!
    Bjo
    Emilia

    ResponderExcluir
  48. Ai, sabe que eu adoro essas flores? Por aqui chamam-se sardinheiras e tenho brancas e rosa.

    Vamos seguir-nos? Para não perdermos nada! :)

    ResponderExcluir
  49. Passo muitas vezes pelo vosso espaço, gosto de acompanhar e beber a vossas ideias.
    Tenho aproveitado muito e ponho em pratico muito do que ensinam.
    Nem sempre d Ivo uma palavra, mas deixo o meu afeto.
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  50. Fica linda uma casinha com gerânios na janela. A natureza é o melhor enfeite para uma casa, além é claro da paz e harmonia reinantes no interior dela.
    Feliz final de janeiro para vc também. Abraço!
    B&G

    ResponderExcluir
  51. Stupenda idea iniziare un nuovo anno con bellissimi fiori !

    ResponderExcluir
  52. A natureza com suas belezas e mistérios e complementando com linhas bonitas que você tão bem escreve compartilhando e oferecendo sempre o melhor para todos nós, fico grato
    Que esse ano e outros que virão possa ser sempre de sabedoria para você e consequentemente como vem fazendo, compartilhando com a sua serenidade todas essas maravilhas ou as que desejar, você merece

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  53. Lindas flores!
    Gosto muito de gerânios.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  54. tAMBÉM GOSTEI DO SEU BLOGUE, BELAS FLORES, BJS

    ResponderExcluir
  55. Olá, Jannice!

    Mto agradeço sua visita e agradáveis palavras.

    Não sei se você já me explicou a origem, o significado da "Casa de Madeira", mas te confesso, k não lembro. Qdo quiseres, serei toda ouvidos.

    Então, estás bem, excetuando a política daí, a falta de segurança, a saúde, o ensino etc. (rs). Bem, é "pouca" coisa!

    Pelo nome de sardinheiras, já sei que plantas são essas. Mto lindas.

    Minha mão está satisfatória, e pke não posso abusar dela, só posto uma vez por mês, tal como você, mas por outros motivos, mas o importante é a gente ir se falando de vez em qdo.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia amiga!
    Lindos seus gerâneos!
    Bom fim de semana.
    Bjus

    ResponderExcluir
  57. Que flores tão bonitas! :)
    Tenho algumas no meu jardim, são lindas!
    Beijinhos*
    www.petiscana.com

    ResponderExcluir
  58. Belas fotos, Janicce; belas plantas! Cultivadas, com certeza, com muito carinho e cuidado! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  59. Estimada Janicce.
    Em Portugal também apreciamos estas vistosas plantas.
    Gosto muito do aroma do seu óleo essencial que é ótimo para a pele.
    O teu 'post' ficou deliciosamente colorido e, como sempre, fresco e agradável - um sonho para quem vive em apartamento...
    Que seja um ótimo ano para ti, Rafael e para a tua casa de madeira.
    Paz e Bem, querida amiga.
    Abraços.
    ~~~

    ResponderExcluir
  60. Oi Janicce, passo para te deixar o desejo de um bom fim de janeiro e melhor ainda começo de fevereiro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  61. Sempre frescos, alegres sem serem muito exigentes. gosto de uma janela com gerânios pendentes.
    gostei da escolha
    Beijinho

    ResponderExcluir
  62. Janice passei para deixar um beijinho
    Maria

    ResponderExcluir
  63. Lindas de viver...flores & amores por aqui!! abraços carinhosos meus.

    ResponderExcluir
  64. Ando me aventurando tentando cuidar de algumas flores vamos ver se consigo, eu amo passar por aqui é tão encantador teu espaço! Amei os gerâneos!
    Bjos👍

    ResponderExcluir